• Diair Portes

Projeto Renascer: 17ª nascente é recuperada na Lapa


01.jpg

No sábado, dia 25 de abril, o Projeto Renascer – Recuperação e Manutenção de Nascentes chegou até a propriedade do produtor Claudiosmar Dias da localidade de Faxinal dos Dias, interior da Lapa. Para ele a importância do projeto colabora com o meio ambiente e é a maneira para começar a proteger a água que vai chegar aos rios e servir aos que dependem dela.

A água que nasce aqui na propriedade também vai servir para aqueles moradores por onde essa água vai passar, comenta o cooperado. A gente precisa ter em mente que isso não deve ser feito apenas visando benefícios próprios, mas também, o da população em geral, que, sem dúvida, depende da vazão de água fornecida pela nascente, mesmo que ela seja pequena, diz Claudiosmar.

A vazão de água da nascente aumentou com a recuperação e agora passa a produzir em média 3.756 litros de água por dia. Essa é a 17ª nascente recuperada pelo Projeto Renascer. Tiago de Lara, responsável técnico do projeto, comenta que o futuro da água depende de todos. Preservar e recuperar uma nascente já faz diferença no ecossistema que depende dela, pois há vida em volta da água. A preservação é um benefício para toda a população.

De acordo com estudos, o que mais prejudica as nascentes é a maneira como elas são utilizadas, e esta é a principal causa da degradação das bacias. O corte intensivo das florestas nativas, as queimadas, o pastoreio intensivo, o mau planejamento na construção de estradas, os loteamentos em locais impróprios e o reflorestamento também são fatores que aos poucos vão destruindo as nascentes.

IMG_4144.JPG

IMG_4135.JPG

IMG_4142.JPG

IMG_4167.JPG

IMG_4178.JPG

#lapa #água #bomjesus #cooperativismo