• Diair Portes / Imagens: Felipe Andrade

Família Musial: Exemplo de prosperidade e crescimento na agricultura


Quando Miguel Musial e sua esposa Antonia venderam a propriedade em Roça Nova, interior de Araucária e foram morar em outro município, a agricultura foi o caminho escolhido pelo casal.

Eles são moradores há 26 anos da localidade de Água Branca, em São João do Triunfo. Uma vez por semana ele vai a cidade vender seus produtos. Nas terças-feiras ele comercializa a produção com alguns mercados e também clientes fixos que formou ao longo dos anos.

No começo entregava e vendia os produtos com o trator que uso no dia a dia. Com o tempo consegui prosperar e comprar um pequeno caminhão que facilita o transporte da produção. É um investimento necessário. Hoje o pequeno produtor tem que crescer e melhorar sempre. Prosperar na agricultura é um caminho que tem que ser planejado e ter motivação, comenta Miguel.

O agricultor tem a mesma idade da Cooperativa Bom Jesus: 63 anos. Sempre tivemos uma boa relação com a cooperativa. Imagine que antes de vir morar definitivamente no munícipio, o Miguel fez uma compra de produtos na Bom Jesus mesmo sem saber se daria certo de virmos morar aqui. Ainda bem que ficamos, comenta a esposa do agricultor. Desde maio de 1993 o casal faz parte da cooperativa.

Na propriedade de oito alqueires, a família cultiva diversas plantas. A nossa produção tem grãos, frutas e verduras. Produzimos milho, feijão, soja; temos tanque de peixe e cultivamos frutas e verduras que vendemos na cidade. Repolho, batata, batata salsa, abóbora, mandioca, alho, cebola, mimosa, laranja e banana fazem parte da nossa produção. Além disso, também trabalhamos com o mel. É difícil ficarmos parados, porque cada época do ano tem alguma cultura que podemos plantar, sempre estamos trabalhando com a terra, comenta o casal.

No sítio da família, além da área destinada à agricultura, horticultura e fruticultura, uma área da propriedade tem reserva ambiental com mata nativa, erva mate e plantação de eucaliptos e pinus.

Em 2000 o casal já foi entrevistado pela Bom Jesus. Dona Antonia guarda até hoje a edição do jornal e a foto da família. Na próxima edição da Revista Bom Jesus que chega em julho, você vai conhecer a matéria completa e a história da Família Musial, que prosperou e cresceu com a agricultura.

#bomjesus #cooperativa #sãojoãodotriunfo #agricultura #prosperidade

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução