- Diair Portes , com Agência Reuters
Brasil terá exportação de soja recorde em maio

Nesse mês o Brasil vai exportar o maior volume mensal de soja de sua história. A informação chega após uma colheita sem precedentes e com uma demanda externa aquecida.
De acordo com diversos dados de embarques do setor, até o momento, o mês com maiores exportações foi abril de 2014, no auge do escoamento da safra passada, com embarques de 8,25 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
A primeira quinzena de maio já registrou ritmo diário de embarques 13 por cento superior ao de abril do ano passado e 29 por cento acima de maio de 2014.
O Brasil tem disputado com os Estados Unidos o posto de maior exportador global de soja nos últimos anos. Segundo análise da Agência Reuters, a fila de navios previstos para carregar soja nos portos brasileiros nas próximas semanas é bem superior à registrada exatamente um ano atrás,
De sexta-feira (22/05) até o fim do mês, a previsão é de que sejam embarcadas 3,15 milhões de toneladas nos portos brasileiros, volume 32 por cento superior ao registrado no mesmo período de maio de 2014.
Especialistas do setor comentaram que a colheita do ano passado foi excepcionalmente antecipada, permitindo que os grãos chegassem muito antes aos portos, algo que não foi repetido nesta temporada, que teve plantio atrasado por seca e uma colheita também mais tardia. Além disso, a greve de caminhoneiros no fim de fevereiro atrapalhou um pouco o transporte dos grãos das regiões produtoras até os portos e indústrias.