• Diair Portes

Cebola em alta na horticultura


Produtividade e rentabilidade faz da cebola uma opção de renda no meio rural.

O cultivo de cebola é realizado, em boa parte das propriedades agrícolas, pela agricultura familiar e algumas famílias têm a cebola como o principal cultivo e renda, como é o caso da família do Isidoro Kimiecik.

Moradora de Pinhal, interior de Quitandinha, a família cultiva 3 alqueires de cebola. Para a colheita, que acontece em outubro, já existe uma boa expectativa. “Os preços estão bons mesmo com o custo de produção que subiu. Mas vamos ter uma boa safra”, comenta Isidoro.

O agricultor de 53 anos é sócio da Cooperativa Bom Jesus há dois anos. Para ele é possível ter uma boa produtividade e rentabilidade na colheita com pouco espaço. “Já trabalhei com milho, feijão, ainda planto em menor quantidade. Há seis anos estou produzindo cebola e para quem tem pouco terreno recomendo essa cultura. A produtividade e rentabilidade faz da cebola uma opção de renda no meio rural e com a assistência técnica da cooperativa que me auxilia desde o plantio, consigo produzir melhor”, diz o agricultor.

Com a esposa e os filhos, Isidoro faz parte das 5.600 famílias de produtores rurais que cultiva cebola no Paraná. Na safra 2014/2015, o estado cultivou uma área de 5.231 ha de cebola, distribuídos em 130 municípios e uma produção de 128.934 toneladas.

Nas duas últimas décadas, a produtividade da cultura da cebola no Paraná passou de 4.164 kg/ha para 23.205 kg/ha, havendo aumento de 15% na área plantada e 470% na produção colhida.

Para a maioria das famílias, geralmente a cebola é uma atividade secundária, apesar de gerar uma boa renda. Em média a atividade rende em torno de R$ 10.000,00 por ha, para uma produtividade de 20.000 kg/ha e preço médio de R$ 1,00/kg.

Na próxima edição da Revista Bom Jesus você confere a reportagem completa.

Assistência Técnica da cooperativa é um diferencial para o cooperado.

Saiba mais...

Quitandinha é o 4º maior produtor de cebola do Paraná e conta ainda com uma grande produção de feijão, milho e fumo.

O IBGE registra que, em 2013, o Brasil produziu 1,44 milhão de toneladas de cebola. Os maiores produtores nacionais são Santa Catarina e São Paulo. O Paraná reveza com Minas Gerais e Rio Grande do Sul a terceira posição, colhendo aproximadamente 11% da safra brasileira.

#bomjesus #cooperativismo #cebola #Quitandinha

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução