- Diair Portes
Cebola em alta na horticultura
Produtividade e rentabilidade faz da cebola uma opção de renda no meio rural.

O cultivo de cebola é realizado, em boa parte das propriedades agrícolas, pela agricultura familiar e algumas famílias têm a cebola como o principal cultivo e renda, como é o caso da família do Isidoro Kimiecik.
Moradora de Pinhal, interior de Quitandinha, a família cultiva 3 alqueires de cebola. Para a colheita, que acontece em outubro, já existe uma boa expectativa. “Os preços estão bons mesmo com o custo de produção que subiu. Mas vamos ter uma boa safra”, comenta Isidoro.
O agricultor de 53 anos é sócio da Cooperativa Bom Jesus há dois anos. Para ele é possível ter uma boa produtividade e rentabilidade na colheita com pouco espaço. “Já trabalhei com milho, feijão, ainda planto em menor quantidade. Há seis anos estou produzindo cebola e para quem tem pouco terreno recomendo essa cultura. A produtividade e rentabilidade faz da cebola uma opção de renda no meio rural e com a assistência técnica da cooperativa que me auxilia desde o plantio, consigo produzir melhor”, diz o agricultor.
Com a esposa e os filhos, Isidoro faz parte das 5.600 famílias de produtores rurais que cultiva cebola no Paraná. Na safra 2014/2015, o estado cultivou uma área de 5.231 ha de cebola, distribuídos em 130 municípios e uma produção de 128.934 toneladas.
Nas duas últimas décadas, a produtividade da cultura da cebola no Paraná passou de 4.164 kg/ha para 23.205 kg/ha, havendo aumento de 15% na área plantada e 470% na produção colhida.
Para a maioria das famílias, geralmente a cebola é uma atividade secundária, apesar de gerar uma boa renda. Em média a atividade rende em torno de R$ 10.000,00 por ha, para uma produtividade de 20.000 kg/ha e preço médio de R$ 1,00/kg.
Na próxima edição da Revista Bom Jesus você confere a reportagem completa.



Assistência Técnica da cooperativa é um diferencial para o cooperado.
Saiba mais...
Quitandinha é o 4º maior produtor de cebola do Paraná e conta ainda com uma grande produção de feijão, milho e fumo.
O IBGE registra que, em 2013, o Brasil produziu 1,44 milhão de toneladas de cebola. Os maiores produtores nacionais são Santa Catarina e São Paulo. O Paraná reveza com Minas Gerais e Rio Grande do Sul a terceira posição, colhendo aproximadamente 11% da safra brasileira.