• Diair Portes, com informações do Sistema Ocepar.

Ocepar faz levantamento sobre a situação das lavouras do Paraná


O Sistema Ocepar está fazendo um levantamento junto às cooperativas sobre a situação das lavouras de soja no Paraná, referente à safra 2015/16. A colheita iniciou no final de janeiro e, ao longo deste período, tem sido registrado excesso de chuvas, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado, o que está afetando parcialmente a produtividade das lavouras e a qualidade dos grãos.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), nesta safra, a soja foi cultivada em 5,26 milhões de hectares e a previsão é de que a produção paranaense alcance 17,6 milhões de toneladas. Até o momento, 51% da área plantada já foi colhida. Ainda de acordo com a Seab, entre as lavouras restantes, 75% encontram-se em boas condições, 20% média e 3% ruim. “Estamos apurando com as cooperativas agropecuárias a qualidade do produto que está vindo do campo, as perdas de produtividade e o potencial produtivo das lavouras ainda não colhidas pelos cooperados”, informa o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra.

Apesar das chuvas, colheita avança e preços animam produtor

A colheita da safra de grãos de verão 2015/16 avança no Paraná, apesar das chuvas intensas. O ritmo da colheita está normal e os preços de venda da produção, mais elevados, animam o produtor.

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgou relatório mensal na sexta-feira (26/02), que aponta para uma produção em torno de 21,5 milhões de toneladas de grãos de verão, cerca de 3,6% menor em relação às estimativas iniciais, que eram de 22,3 milhões de toneladas.

Segundo o Deral, a cultura mais prejudicada pelas chuvas foi a soja. Devido ao excesso de umidade o grão apresenta variações de produtividade que ficaram abaixo das expectativas, principalmente na região Oeste, onde a colheita está no fim.

Com isso, a expectativa de produção aponta para uma colheita de 17,6 milhões de toneladas, cerca de 4% acima da produção do ano passado, que atingiu volume de 17 milhões de toneladas. No entanto, a previsão inicial do Deral apontava para uma colheita recorde de 18 milhões de toneladas.

#Soja #SistemaOcepar #Chuvas #Safra20152016 #Deral

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução