• Diair Portes.

Grupo de Estudos sobre CCS


Na terça-feira (08/03) cooperados da Bom jesus da linha leite participaram do Grupo de Estudos sobre CCS (contagem de células somáticas). O encontro aconteceu na Lapa e foi promovido pela cooperativa e a empresa Ouro Fino.

Atualmente, todos os países que possuem uma indústria leiteira desenvolvida usam a CCS como medida da qualidade do leite. A CCS no leite é um sinal de inflamação da glândula mamária da vaca e a maior parte dos pesquisadores e especialistas concordam que a causa primária dessa inflamação são as infecções causadas por bactérias.

Dessa forma, a manutenção da saúde da glândula mamária das vacas é a melhor garantia para a produção de leite de qualidade. Consequentemente, a CCS tem sido usada como indicadora do status de qualidade do leite em todos os níveis: vacas, rebanhos, cooperativas, regiões e países.

Leite com qualidade

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, nos anos recentes, vem aumentando a demanda pelos consumidores por produtos lácteos de alta qualidade. Essa demanda é sentida pela indústria que, por sua vez, necessita de matéria prima (leite cru) de qualidade.

Tal demanda, juntamente com a pressão do mercado internacional por alimentos com reconhecida qualidade e segurança do ponto-de-vista da saúde pública, são os principais fatores que direcionam o uso disseminado da contagem de células somáticas (CCS) no leite.

A principal razão com a preocupação em manter baixos os níveis de CCS nos rebanhos é econômica. Há uma perda crescente de produção de leite à medida que aumenta a CCS do leite total do rebanho. Outras razões para a necessidade de redução da CCS nos rebanhos são: a interferência direta de altas CCS com a composição química do leite e a relação entre altas CCS e as taxas de infecção dos quartos mamários.

#BomJesus #Leite #CCS #Cooperativismo

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução