• Embrapa.

SOJA: Vazio sanitário é medida importante contra ferrugem asiática


O vazio sanitário, em que se proíbe o plantio de soja em um período da entressafra que varia de 60 a 90 dias, adotado em 12 estados e no Distrito Federal, tem-se revelado uma ação de grande importância no combate à ferrugem asiática, um dos principais problemas da sojicultora e responsável por pelo menos três aplicações de fungicidas. Em regiões onde foram registrados níveis epidêmicos da doença, os danos chegam até 90% da produção da soja.

A medida tem o objetivo de prevenir, controlar e auxiliar na erradicação da doença, que é provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O fungo só sobrevive e se multiplica em plantas vivas e essa estratégia tem como objetivo reduzir o inóculo do fungo durante a entressafra em razão da ausência de hospedeiro. O resultado esperado é o atraso nas primeiras ocorrências de ferrugem na safra, diminuindo a possibilidade de ocorrência da doença no período vegetativo e, consequentemente, podendo reduzir o número de aplicações de fungicidas necessárias para o controle.

O calendário do vazio sanitário varia entre os estados. Os primeiros a adotarem o vazio sanitário são Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, de 15 de junho a 15 de setembro. Em Goiás e no Distrito Federal, o vazio sanitário ocorre de 01 de julho a 30 de setembro. Durante o vazio sanitário, os produtores, além de não cultivarem o grão, devem eliminar a soja voluntária ou tiguera (plantas originárias dos grãos caídos no solo durante a colheita).

Considerada uma das doenças mais severas que incidem na soja, a ferrugem asiática pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura. O principal dano ocasionado pela ferrugem é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade. Os primeiros sintomas da ferrugem se iniciam pelo terço inferior da planta e aparecem como minúsculas pontuações (no máximo 01 mm de diâmetro) mais escuras que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza-esverdeada.

#Soja #VazioSanitário

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução