• Felipe Andrade

Cooperados visitam a fábrica da Coonagro, em Paranaguá


No dia 23 de junho cooperados do projeto ‘Alta Performance’, Conselho Fiscal e Conselho Administrativo da Cooperativa Bom Jesus, realizaram uma visita à Paranaguá para conhecer a fábrica da Coonagro Fertilizantes. Também estiveram presentes na visita os diretores da Cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, Diretor-Presidente, e José Rubens dos Santos, Diretor-Secretário.

Com o intuito de diminuir custos dos insumos e dependência de grandes empresas que controlam o setor, a cooperativa central Coonagro foi criada para coordenar e desenvolver métodos para aquisição, distribuição, comercialização e importação de fertilizantes e defensivos entre outros insumos agrícolas. Formada por nove cooperativas associadas (Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Cocari, Cooperval, Copacol, Copagra, Copagril, C.Vale, Frísia e Nova Produtiva), a Coonagro tem um potencial de 20.500 cooperados, com 1.300.000 ha de área.

No período da manhã o grupo com cerca de 40 pessoas conheceram a estrutura da Coonagro e foram recepcionados por Cristiano Pereira, Gerente da Unidade, onde comentou sobre sua estrutura, capacidade de armazenagem e localização geográfica. Estrategicamente bem localizada, a unidade fica a 10 km do Porto de Paranaguá, onde grande parte da matéria prima é importada. Referente ao método de embalagem dos produtos, os insumos são vendidos em sacarias de 50 kg ou big-bag de 500 e 1000 kg. Os cooperados também tiveram uma palestra com o Gerente Técnico de Produtos e Projetos da Coonagro, Wagner Antonio Chueiri, onde destacou a gestão de qualidade nos produtos. “O Plano de Excelência e Qualidade é para gerar qualidade no adubo, principalmente no granulador”. Para ele “o foco é no agricultor. Esse sistema de qualidade é pensando no plantio, em pó, tamanho de grão, misturada equilibrada dos macronutrintes, entre outros produtos que possam ser encontrados em fertilizantes, e objetivar uma qualidade na planta”, completa o gerente.

Mario Sergio do Prado, CEO da Coonagro, destacou a importância da visita feita pelos cooperados. “A visita dos cooperados, produtores e funcionários da Bom Jesus é extremamente importante, porque esses produtores são proprietários da Coonagro. Eles também podem ver o principio básico que é a qualidade e a transparência nas informações, ou seja, nosso objetivo principal é fazer um adubo de primeira linha, de qualidade e fazer um serviço de excelência, isso é importante os cooperados poderem ver com os próprios olhos”. Outro fator diferencial da Coonagro é a logística, Mario Sergio ressalta a importância estratégica na região do litoral paranaense. “A Coonagro é uma fábrica de fertilizantes e está muito próxima do Porto. Hoje poderíamos dizer que 60% dos fertilizantes que a gente vende são importados, então por isso a importância de ter a fábrica bem próxima do Porto. Também estamos a cerca de 8 km do Porto e tem previsão, da Administração Portuária, de fazer mais um berço especifico para fertilizantes o que deixará mais próxima ainda nossa fábrica, em torno de 6 km. Então é extremamente importante (a logística), pois barateia o custo de produção, que é nosso segundo objetivo, onde queremos oferecer um produto de qualidade com o menor custo para os cooperados” destaca o CEO.

Cooperados também visitam o Porto de Paranaguá

Na viagem para Paranaguá, os cooperados tiveram a oportunidade de visitar o Porto e entender como funciona para escoar, principalmente, os grãos da safra brasileira. O APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) realizou uma palestra com a presença do Diretor Comercial, Lourenço Fregonese, onde contou a história do Porto, tirou dúvidas, mostrou curiosidades e projetos futuros dedicados ao Porto de Paranaguá. Fregonese se despediu com um recado aos produtores. “Vocês são muito importantes para esse país. Temos que aprender mais com vocês”, afirmou o diretor.

Para finalizar a viagem, os cooperados conheceram a agência do Sicredi, no litoral paranaense, e tiveram um bate-papo com Luiz Roberto Baggio, também Presidente do Sicredi Integração, e a gerente da unidade em Paranaguá, Deisy Cristina de Moura Araujo.

#coonagro #coopbomjesus #fertilizantes #visita #paranaguá #paraná #litoral #41408

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução