top of page
  • Diair Portes.

FEIJÃO: Paraná deve colher 595 mil toneladas entre as três safras plantadas no ano agrícola 2015/201


De acordo com o Departamento de Economia Rural - Deral, o Paraná está concluindo a colheita da terceira safra de feijão plantada no Estado, que é pequena, mas que também apresentou quebra de produção como nas duas safras anteriores.

No total, o Paraná está colhendo um volume de 595 mil toneladas entre as três safras plantadas no ano agrícola 2015/2016, que é 17% menor em relação ao volume colhido no ano anterior que somou 715 mil toneladas. Essa redução representa uma redução de 120 mil toneladas, que está fazendo falta no mercado, diz a nota técnica do Deral.

Este ano a redução na produção de feijão ocorreu em todo o país, o que motivou a explosão de preços no mercado, com efeitos devastadores sobe o consumidor que viu o preço do grão subir até a R$ 18,00 ou R$ 19,00 o quilo no varejo em algumas regiões do país.

Os dados da Companhia Nacional de Alimentos - Conab, estimou a safra brasileira de feijão em 2,7 milhões de toneladas, volume 16% menor que o ano anterior quando foram produzidas 3,2 milhões de toneladas. Houve uma perda de 592 mil toneladas, que equivale a uma safra inteira do Paraná, que é o maior produtor do país.

#Feijão #Agronegócio #CoopBomJesus #Cooperativismo

bottom of page