• Com informações do Notícias Agrícolas.

Clima deixa produtores de trigo em alerta no Paraná


O mau tempo que atinge o Paraná desde o final da semana passada e as chuvas que estão previstas para esta semana estão tirando o sono dos produtores de trigo.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Carlos Hugo Godinho, a ocorrência de precipitações, sobretudo durante a fase de maturação e colheita, pode prejudicar a qualidade dos grãos.

Por enquanto, o especialista prefere não cravar um prognóstico, mas admite que o clima já pode ter causado estragos. Nas regiões Norte e Oeste do estado, alguns produtores começaram a colher as primeiras áreas desta safra. “Até semana passada, 17% das lavouras estavam em maturação. Elas devem ter sentido um pouco a umidade alta”, frisa Godinho.

Trigo

A expectativa para a colheita de trigo é de uma safra cheia, que pode atingir um volume de 3,3 milhões de toneladas, quase igual à anterior, que chegou a 3,28 milhões de toneladas. Porém, nesta safra houve um recuo de 20% na área plantada.

Este ano, o Paraná plantou um total de 1,08 milhão de hectares. E no ano passado, a área ocupada alcançou 1,35 milhão de hectares. A produtividade, maior, que poderá ser alcançada este ano, vai compensar a perda de área, como explicou o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho. “Apesar dos sustos com o clima no início do ciclo, como seca, seguido de chuvas e de geadas, eles não afetaram o trigo que ainda estava em estágio de desenvolvimento”, disse o técnico.

#Trigo #Agronegócio #RegiãoSul #Paraná

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução