• Diair Portes.

Outubro Rosa: Núcleo Feminino da Bom Jesus realiza ações nos entrepostos


O Núcleo Feminino da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus realizou na maioria dos seus entrepostos, a Ação do Outubro Rosa. No dia da ação, as cooperadas participaram de uma palestra com profissionais da saúde sobre Câncer de Mama. Cerca de 230 pessoas participaram das ações.

Dia 19 de outubro é marcado como o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, data que relembra a importância da prevenção da doença. O mês é chamado em todo o mundo de “Outubro Rosa”, uma campanha mundial para disseminar informações sobre o tema.

Iniciando as atividades os entrepostos de Contenda e Quitandinha realizaram a ação dia 20 de outubro, na sequência os entrepostos de Mallet no dia 21, Irati dia 24; dia 25 São João do Triunfo e Palmeira; Na quinta-feira, dia 27, São Mateus do Sul e Antonio Olinto; Balsa Nova dia 31 e encerrando as atividades o entreposto da Lapa no dia 03 de novembro. Paulo Frontin realizou a ação dia 05 de outubro. Confira as imagens:

Cooperadas de Contenda.

Cooperadas de Quitandinha.

Cooperadas de Mallet.

Cooperadas de Irati.

Cooperadas de São João do Triunfo.

Cooperadas de Palmeira.

Cooperadas de São Mateus do Sul.

Cooperadas de Antonio Olinto.

Cooperadas de Balsa Nova.

Cooperadas da Lapa.

Parte do quadro de colaboradores da Bom Jesus na Lapa.

Câncer de Mama

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

A previsão do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama também pode afetar homens, embora os casos sejam considerados raros.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca e do Ministério da Saúde. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

Agradecimentos

Em todas as ações do Outubro Rosa um profissional da área de saúde palestrou sobre o Câncer de Mama, deixamos o agradecimento aos profissionais da saúde:

Contenda: Ana Talia e enfermeiras Rafaela e Daiane; Quitandinha: Enfª Arlete; Mallet: Fabiane Fariniuk; Irati: Alice Paitra; São João do Triunfo: Saionara Zakrzevski Stoy; Palmeira: Vilma de Souza; São Mateus do Sul: Michele Waldmann e Cristiane Veloso; Antonio Olinto: Juliana Malinski; Balsa Nova: Edson Jose do Nascimento e Lapa: Joanna Seidel de Araújo.

#OutubroRosa #CoopBomJesus #NúcleoFeminino

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução