• Diair Portes.

Leite: Zelo e dedicação são fatores positivos da qualidade do leite


O cooperado Sighard Boldt trabalha com o leite desde criança. Há 25 anos abriu a própria leiteria e junto com a esposa Marlene e o filho Samuel desenvolvem a atividade leiteira na localidade de Colônia Cristina, interior de Palmeira.

Cooperado desde 2011 a produção média gira em 400 litros por dia, com ordenha que varia entre 17 e 20 animais da raça holandesa. A família cultiva milho que é utilizado para a silagem do rebanho que também é alimentado com as Rações FIBRA e pastagens. Os cooperados prezam pela qualidade do leite e todo processo é realizado com zelo e cuidado, buscando o resultado positivo, desde a preparação da alimentação do rebanho, manejo e ordenha.

Para quem inicia ou pretende trabalhar na área, Sighard orienta que os interessados busquem o máximo de informações sobre o assunto. "Mesmo trabalhando há anos com o leite sempre temos o que aprender. É preciso se aperfeiçoar, fazer cursos de manejo do gado leiteiro, inseminação, participar de tudo o que for possível. Quem pretende ingressar nessa atividade deve conhecer uma propriedade e ver como é realizado o trabalho diário", explica o produtor.

Como em qualquer outro negócio, e para aquelas pessoas que estão pensando em iniciar a atividade leiteira, é fundamental obter conhecimentos mais profundos a respeito da exploração pecuária. É preciso se informar sobre todas as etapas da produção de leite e como se estrutura uma propriedade leiteira. "Muitos começam nesse ramo sem planejamento ou terreno sem pastagens adequadas e muitos param por não conhecer o trabalho e não se adaptar a nova rotina. É preciso ir devagar, planejar, cuidar das instalações da leiteria e principalmente da saúde do animal, visando no futuro diminuir problemas da saúde do animal com intuito de manter uma boa qualidade do leite", finaliza o cooperado.

Os cooperados Sighard Boldt, Marlene e Samuel e os colaboradores da Cooperativa Bom Jesus de Palmeira, Abdiel de Oliveira e Rudenei Stavaski da Silva.

Linha Leite

Sighard Boldt é um dos associados da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, que em 2015 atingiu a marca de 24 milhões de litros de leite coletados na região sudeste do Paraná, nos municípios de Palmeira, Lapa, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, Rebouças e Mallet, onde os entrepostos desenvolvem o trabalho da Linha Leite.

Rações FIBRA

Os nutrientes contidos na dieta dos bovinos são utilizados para mantença, crescimento, reprodução e produção, quer seja na forma de leite ou carne. O leite produzido por uma vaca leiteira é considerado como um subproduto de sua função reprodutiva e ambos são dependentes de uma dieta controlada. Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico.

Para maiores informações sobre a Linha Leite e as Rações FIBRA entre em contato com o entreposto mais próximo de sua residência.

#Leite #CooperadoBomJesus #Palmeira #QualidadedoLeite #RaçõesFIBRA

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução