• Diair Portes.

Soja: Potencial das lavouras de soja é bom e expectativa para safra melhor ainda, diz produtor de Ma


Neste ano a Cooperativa Agroindustrial completa 65 anos de existência. Além da região sudeste do Paraná, a Bom Jesus também atua na região norte catarinense desde novembro de 2014. Morador da localidade de Fazenda do Potreiro, em Mafra-SC, o cooperado Rodrigo Moreira Paes nesta safra cultivou 120 hectares de soja. “Há dez anos trabalho com a minha lavoura, mas na roça estou desde os 12 anos. Na safra anterior de feijão e trigo os problemas climáticos principalmente o excesso de chuvas prejudicaram minha safra. Para esta safra de verão estou animado, dá gosto de ir ver a lavoura que a cada dia está mais bonita e com boa produtividade. O potencial das lavouras de soja é bom e a expectativa para safra melhor ainda”, comenta o produtor que também trabalha com o serviço de colheitas para produtores da região e no Mato Grosso do Sul.

Em Santa Catarina, a área plantada de soja também aumentou na safra 2016/17, porém em um ritmo menor do que nos últimos anos. A área destinada ao plantio vinha crescendo cerca de 8% ao ano, e nesta safra o aumento será de 1,65%. Serão 646 mil hectares plantados. aumento da produtividade deverá resultar em uma produção 6% maior do que na safra anterior, 2,2 milhões de toneladas. As estimativas são da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. “O diferencial da Bom Jesus é o trabalho da assistência técnica, o pessoal está junto com o agricultor, desde o inicio da lavoura até o final. É um trabalho 100% que passa confiança ao produtor. Agora é só esperar os resultados da colheita, diz Rodrigo.

Soja Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo estadual. estima uma safra de 18,3 milhões de toneladas de soja em 2016/17. Conforme o último relatório do Deral, as lavouras de soja do Paraná, segundo maior Estado produtor da oleaginosa no país, aproximam-se do estágio de colheita em condições boas. Dois por cento das lavouras já se encontram em fase de maturação, que precede a colheita.

De acordo com a nota técnica do Deral, "as lavouras de soja estão com bom desenvolvimento, alguma incidência de oídio (doença fúngica), mas com bom controle. A cultura do milho está com desenvolvimento dentro do programado e com bom potencial produtivo". Em um cenário de poucas intempéries climáticas, 97% da área cultivada com soja no Paraná encontra-se em condições "boas", 3% em condições "médias" e nenhuma área em condição "ruim". O relatório ainda não registra colheita no Estado.

#CooperadoBomJesus #CoopBomJesus #Mafra #Cooperativismo

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução