• Felipe Andrade

No Dia Mundial da Água, Cooperativa realiza palestra em São Mateus do Sul


No dia 22 de março, a Cooperativa Bom Jesus realizou uma palestra para alunos e professores do Colégio São Mateus, localizado no município de São Mateus do Sul, sudeste paranaense. A palestra "Projeto Renascer" foi conduzida por Felipe Andrade.

Vários alunos se reuniram no refeitório do colégio para saber um pouco mais sobre a Cooperativa e como é desenvolvido o projeto Renascer, elaborado pelo BJovem - Grupo de Jovens da Cooperativa Bom Jesus. Este projeto, além de trazer a importância da água na região e seus devidos cuidados, é realizado pelos jovens motivando e engajando o cuidado para as gerações futuras.

Projeto Renascer, o futuro em cooperação

O Renascer – Recuperação e Manutenção de Nascentes – é um projeto de conscientização ambiental desenvolvido pelo BJovem (Grupo de Lideranças Jovens) da Cooperativa Bom Jesus, atuante em 12 das 13 cidades que a Bom Jesus abrange. Seu intuito é estimular a preservação ambiental de nascentes e seu entorno nas propriedades rurais, desenvolvendo enriquecimento do meio e preservação para o futuro.

O projeto contempla o plantio de árvores nativas; cerco da nascente evitando a entrada de animais; e a proteção é realizada através do processo de solo-cimento, dando maior viabilidade ao processo. Atualmente já são mais de 370 pessoas que participaram do projeto, com uma vazão estimada de mais de 350 mil litros/dia.

Dia Mundial da Água

A data comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. Neste dia a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos, sendo:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através de Resolução, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

Acesse as fotos do evento na página do BJovem: https://www.facebook.com/bjovem.bj/posts/816538535188815

#ProjetoRenascer #nascentes #coopbomjesus

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução