• Maria Beck

Encontro de Mulheres Cooperativistas da Bom Jesus e comemoração do Dia C


Sábado, dia 01 de Julho, a Cooperativa recebe no Centro de Eventos no Boqueirão em Lapa, as líderes do campo da Bom Jesus para o Encontro de Mulheres Cooperativistas 2017.

O evento irá reunir 500 mulheres cooperadas da Bom Jesus, com o objetivo de promover um dia especial para elas, com palestras, atividades recreativas e discussões sobre qualidade de vida.

Na ocasião, haverá comemoração do o Dia Internacional do Cooperativismo, conhecido como dia C.

A Bom Jesus quer proporcionar muita alegria e descontração para estas líderes do campo, em um evento especialmente programado para elas.

Mensagem do Dia do Cooperativismo Internacional 1º de julho de 2017

A essência do cooperativismo é proporcionar condições para que seus cooperados viabilizem suas atividades, alcançando êxito nos mercados em que atuam. O resultado dessa força mobilizadora gera efeitos multiplicadores em toda a sociedade, com melhor distribuição de renda e mais qualidade de vida. Ao ser bem-sucedida na oferta de seus produtos e serviços, uma cooperativa contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserida. É um processo virtuoso que inclui, agrega e desenvolve. Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo em 2017, no dia 1º de julho, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu o tema “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”, uma mensagem clara de que o setor pode ser uma das soluções para o combate às desigualdades sociais do mundo.

Os números do cooperativismo no Brasil e no Paraná evidenciam o alcance das cooperativas na transformação da realidade econômica e social do país. No Brasil, são mais de 6,6 mil cooperativas filiadas ao Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. O setor já conta com 13,2 milhões de associados e gera cerca de 376 mil empregos formais. O segmento exportou, em 2016, mais de US$ 5 bilhões para 147 países. No Paraná, as cooperativas congregam 1,4 milhão de cooperados, geram 84 mil empregos diretos e tiveram um faturamento de aproximadamente R$ 70 bilhões em 2016. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de paranaenses dependem direta ou indiretamente do cooperativismo.

Os princípios e valores basilares da filosofia do cooperativismo enfatizam as questões éticas, de sustentabilidade e responsabilidade social, bem como a participação democrática e preocupação com as comunidades. As cooperativas desenvolvem importante papel também na educação e capacitação de seus cooperados e colaboradores. O Sescoop/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo tem desempenhado uma missão fundamental na formação de milhares de pessoas, uma revolução silenciosa que é fator determinante para o crescimento do setor. No Paraná, em 2016, o Sescoop/PR realizou mais de 7 mil eventos de capacitação que beneficiaram mais de 180 mil pessoas, avançando na qualificação do quadro social, a exemplo do Programa de Certificação de Conselheiros, bem como no desenvolvimento dos instrumentos do Programa de Autogestão do Sistema Cooperativo.

Para comemorar o 1º de julho, as cooperativas celebram o Dia de Cooperar – Dia C, iniciativa de estímulo ao voluntariado, promovida em todo o país pelo Sistema OCB. No Paraná, a meta é somar voluntários para que o Dia C tenha mais abrangência a cada ano, beneficiando mais pessoas. No ano passado, 62 cooperativas participaram da iniciativa, desenvolvendo 88 projetos de responsabilidade socioambiental, que envolveram mais de 12 mil voluntários, em 51 municípios. O programa estimula que novos projetos sejam colocados em prática e dá visibilidade às ações socioambientais já existentes promovidas nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Com o Dia C, podemos conhecer o que vem sendo feito em todo o país. De Norte ao Sul do Brasil, há boas iniciativas e que, muitas vezes, são simples de ser implantadas e não demandam muitos recursos, mas que trazem um resultado positivo. É fundamental demonstrar à sociedade o que é e o que faz o cooperativismo, um setor que por meio da união de forças das pessoas, contribui para a transformação e construção de um mundo mais igualitário e justo para todos.

José Roberto Ricken

Presidente do Sistema Ocepar

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

#EncontroCooperativistas #Encontromulherescooperativistas #DiaC #CoopBomJesus #cooperadas #líderesdocampo

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução