• Com informações do site Notícias Agrícolas.

Chuvas: ainda é cedo para saber


Chuvas: Apesar de volumosas, com 50 mm a 60 mm em algumas regiões, ainda é cedo para saber se serão regulares e bem distribuídas.

Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que a palavra de ordem para a primavera, no que diz respeito ao início do plantio, é cautela. Segundo ela, está se iniciando um período de transição, no qual os modelos numéricos não possuem uma destreza em excelentes condições.

Os indicativos são de que, até o dia 20 de setembro, as chuvas devam voltar para a região Sul do país e para o Sul do Mato Grosso do Sul, onde são esperadas chuvas de 50mm a 60mm no Sul e de 30mm a 40mm no Sul do Mato Grosso do Sul.

Almeida destaca que a não-presença do El Niño para esta safra é um fator positivo, indicando para uma condição de neutralidade que encaminha o atual momento para um padrão dentro da climatologia. Ela também não aposta na ocorrência de um La Niña - se confirmado, o fenômeno passaria a influenciar apenas a partir dos meses de janeiro e fevereiro. Entretanto, a neutralidade deve predominar a partir de então.

Os volumes de chuva que chegarão ao Sul poderão auxiliar aos produtores.

Apenas ao final de outubro será possível falar, com 90% de certeza, que as chuvas vieram para ficar.

Para mais informações os produtores podem acessar o site: www.inmet.gov.br

Fonte: www.noticiasagricolas.com.br

#PrevisãodoTempo #BomJesus

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução