- Com informações do site Notícias Agrícolas.
Chuvas: ainda é cedo para saber

Chuvas: Apesar de volumosas, com 50 mm a 60 mm em algumas regiões, ainda é cedo para saber se serão regulares e bem distribuídas.
Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que a palavra de ordem para a primavera, no que diz respeito ao início do plantio, é cautela. Segundo ela, está se iniciando um período de transição, no qual os modelos numéricos não possuem uma destreza em excelentes condições.
Os indicativos são de que, até o dia 20 de setembro, as chuvas devam voltar para a região Sul do país e para o Sul do Mato Grosso do Sul, onde são esperadas chuvas de 50mm a 60mm no Sul e de 30mm a 40mm no Sul do Mato Grosso do Sul.
Almeida destaca que a não-presença do El Niño para esta safra é um fator positivo, indicando para uma condição de neutralidade que encaminha o atual momento para um padrão dentro da climatologia. Ela também não aposta na ocorrência de um La Niña - se confirmado, o fenômeno passaria a influenciar apenas a partir dos meses de janeiro e fevereiro. Entretanto, a neutralidade deve predominar a partir de então.
Os volumes de chuva que chegarão ao Sul poderão auxiliar aos produtores.
Apenas ao final de outubro será possível falar, com 90% de certeza, que as chuvas vieram para ficar.
Para mais informações os produtores podem acessar o site: www.inmet.gov.br
Fonte: www.noticiasagricolas.com.br