- Com informações do site IBGE
Censo Agropecuário vai visitar 5,3 milhões de propriedades

Censo Agropecuário vai visitar 5,3 milhões de propriedades
Após meses de intensa preparação, o Censo Agropecuário 2017 começou nesta segunda-feira a sua fase de coleta de dados por todo o Brasil. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.
Mais de 18 mil recenseadores vão a campo coletar as informações
O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.
O Gerente Técnico do Censo, Antônio Florido, destaca a importância do IBGE formar um bom relacionamento com os produtores agropecuários, uma vez que são eles os responsáveis por fornecer os dados necessários para a construção de estatísticas adequadas e relevantes para a sociedade brasileira e o planejamento de políticas públicas.
“O dado não é do IBGE. O dado é do informante. Quanto melhor a informação dada ao IBGE, melhor será a estatística que o IBGE vai disponibilizar para a população como um todo. Então, quanto melhor a gente conseguir chegar ao informante, melhor será a informação dada. O IBGE não constrói dado, o IBGE constrói a estatística com base no dado informado pelo informante”, ressaltou Antônio Florido.
Calendário do Censo Agro
Coleta de dados: de outubro de 2017 a fevereiro de 2018
Apuração e análise dos dados: a partir de março de 2018
Divulgação dos resultados: a partir de maio de 2018
Mais informações:
https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/sobre-censo-agro-2017.html