• Felipe Andrade e Tatiane Figura

Dedicação e aprendizado, uma lição para a vida


A agricultura pode proporcionar novas experiências, afinal o ramo possibilita vários tipos de plantios, e com isso, aumentar cada vez mais o conhecimento sobre as culturas. A infinidade de possiblidades que se tem disponível no campo pode ser abraçada de maneira eficaz, com conhecimento e muito estudo. Este tipo de prática foi adota pelo casal Sr. Alberto Iantas e Sra. Ana Lucia Saxinger Iantas, da Colônia Benfica, em Palmeira, cooperados desde abertura do entreposto no município, em 2002. Com um trabalho de 16 anos no ramo do leite, o casal resolveu mudar suas propostas e trabalhar com diferentes ramos. Na propriedade com 20 hectares, hoje plantam soja, milho, feijão, uva e morango.

No morango, por exemplo, o casal planta 10 mil pés da cultura e já chegaram a produzir 230 kg por dia, mas isso não faz perder a vontade de aprender mais e produzir com mais qualidade já que pensam na proposta de plantar morango por elevação. Além disso, participam de vários cursos que possibilita mais conhecimento sobre a cultura e maneiras mais eficazes de venda, como exemplo, na propriedade tem o “Disque Morango”, onde o cliente liga ou manda mensagem e é entregue o morango em casa, e o “Colha e Pague” que o cliente pode ir até a propriedade e fazer sua própria colheita. Outro diferencial é o formato de venda que se criou nesses 12 anos com o morango, segundo Sr. Alberto “adotamos o sistema de não embalar em 'cambuquinhas', mas sim vender em pacotes, onde os morangos são selecionados por padrão de menores aos maiores” afirma o cooperado.

Já com a cultura da uva, o casal tem infinidades ideias. Há 8 anos estão trabalhando com a uva, no último ano a produção foi de 6 toneladas. A plantação de uva começou através de um projeto da Prefeitura de Palmeira e Emater para os produtores de fumo afim de diversificar a produção, hoje são 40 produtores formando uma associação. Já da porteira para dentro, através da uva é feita a venda in natura, mas também vinho, geleia e suco natural.

Outro afazer da Sra. Ana Lucia é dar cursos. “Faço parte de um programa do governo chamado 'Ater Mulheres', que dá alternativas de renda para as famílias produtoras de fumo, onde eu dou cursos de bolachas, licores e geleias”, afirma cooperada, que tem no projeto 50 famílias que fazem parte.

Com trabalho e dedicação as conquistas são maiores, principalmente de conhecimento. O trabalho realizado pelo casal Sr. Alberto Iantas e Sra. Ana Lucia Saxinger Iantas você pode ter em casa, basta ligar ou enviar WhatsApp para 42 99966-5522 ou 42 99936-0384 e saber mais sobre os produtos disponíveis para venda.

SAIBA MAIS O Paraná é o quinto estado produtor de morango, atrás de Minas Gerias, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo. No País, 4.300 hectares são destinados ao cultivo da fruta que geram 160 mil toneladas de morango. Com uma produtividade de 35 toneladas por hectare a rentabilidade do produto é de R$ 180 mil (bruto) por hectare.

O Paraná ocupa a quarta colocação na produção nacional de uvas seguido por Bahia e Santa Catarina, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

#cooperado

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução