• Felipe Andrade

Foco de ferrugem asiática é detectada em lavoura comercial na Lapa


Foi encontrada em lavoura comercial, na Lapa, um foco de ferrugem asiática, de acordo com apuração do corpo técnico da Cooperativa Bom Jesus. Este é o primeiro relato de foco em lavoura comercial na região. O primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial no Paraná foi registrado pela Cooperativa Copagril, membro do Consórcio Antiferrugem, na cidade de Porto Mendes (PR). A identificação foi feita pelo Centro de Pesquisa Agrícola da Cooperativa Copacol, de Cafelândia.

A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo, hoje, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade. O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação. Os danos podem chegar a cerca de 70%. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. Devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país.

Este foco de ferrugem asiática na Lapa desperta a atenção para todos os produtores da região e principalmente da importância de fazer um bom manejo da soja, conhecendo bem os produtos, o momento exato de aplicação no estágio ideal da cultura, e principalmente com o auxílio do corpo técnico da Cooperativa Bom Jesus.

Na Revista Bom Jesus deste mês você poderá acompanhar uma matéria com o doutor em fitopatologia, Lucas Navarini, da Universidade de Passo Fundo, no RS, onde fala sobre ciclos da ferrugem na soja e a mistura de produtos. A Revista Bom Jesus já está disponível na versão online e em breve chegará nos entrepostos da Bom Jesus com a capa “Os caminhos para o futuro”.

Acesse a Revista Bom Jesus aqui: https://issuu.com/coopbj/docs/2018_09_revista_bom_jesus_170?e=0

#ferrugem #fungo #doençasoja

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução