• Felipe Andrade

Consciência ambiental e cuidado com o futuro: Projeto Escola no Campo 2019 realiza plantio de árvore


No dia 04 de outubro, em Palmeira, aconteceu mais uma etapa do Projeto Escola no Campo 2019, na Escola Municipal do Campo da Colônia Maciel. Com a participação de alunos do 4° e 5° ano, o evento contou com a montagem de uma horta na escola e área de arborização para as crianças. Estiveram presentes no evento colaboradores da unidade da Bom Jesus de Palmeira, juntamente com seu gerente Luiz Fernando Mol; os assessores de comunicação e cooperativismo da Bom Jesus, Felipe Andrade e Tatiane Figura; e o RTV da Syngenta, Carlos Ferraz.

O desenvolvimento do projeto contou com grande participação das crianças, utilizando materiais recicláveis para a montagem da horta, entre garrafas plásticas e pneus, além de todo conteúdo repassada as crianças através de apostilas elaboradas pela Fundação Abrinq. Para a diretora da escola, Profª Ana Paula Brunoski, “desde o início dessa proposta de fazer uma horta juntamente com a Cooperativa Bom Jesus, já estávamos na expectativa de como seria, recolhendo os materiais recicláveis para usar na horta. As professoras já desenvolvendo o material muito proveitoso e rico, conteúdo que se casou com os conteúdos das disciplinas. Nós pudemos atrelar esse conhecimento do conteúdo de cada série, com o conteúdo proposto sobre sustentabilidade”. Sobre o dia realizado na escola, a diretora comenta que “o dia de hoje (04 de outubro) foi muito proveitoso, as crianças participaram efetivamente, desde o preparo até o plantio, ficaram muito empolgadas, puderam ver na prática o que muitas vezes elas só veem em casa, pois a maioria dos pais são agricultores, então elas assistem, e hoje foi uma tarde toda trabalhada com isso e inclusive dar valor ao trabalho dos pais como agricultor. Com certeza eles fizeram e viram como ficou eles vão querer cuidar e dar continuidade. Então foi realmente um projeto muito bom e valioso que a Bom Jesus trouxe a nossa escola”, finaliza Ana Paula.

Para Tatiane Figura, coordenadora do Projeto Escola no Campo pela Bom Jesus, “este projeto é voltado especialmente para as crianças que estudam em escolas rurais, e a ação de fazermos uma horta e plantio de árvores na escola foi uma ideia em conjunto com as professoras e diretora, que nos apoiaram desde o início, e com a ajuda dos colaborados do entreposto da Bom Jesus de Palmeira. E o mais importante é a participação dos alunos desde a sala de aula e o que eles aprenderam e puderam ver na prática sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

Outra ação realizada com as crianças foi a entrega de uma muda de árvore nativa para cada uma delas, com o objetivo de fazer o plantio na sua casa. Outra etapa do projeto será na Lapa, com o encerramento das atividades em novembro, com visita na Cooperativa Bom Jesus e no centro histórico na Lapa.

O Projeto Escola no Campo tem o intuito de resgatar o orgulho das crianças sobre a agricultura, mostrando como pode ser sustentável e com responsabilidade ambiental.

> Confira fotos do evento: https://www.facebook.com/pg/coopbomjesus/photos/?tab=album&album_id=2607136489306859&__xts__%5B0%5D=68.ARA1QaAriDWqw_OFpwKKaRzOMsHZD6zhqgR3ot_2zh9jYBU1nOKBGSctMYvev2qHg6gTsyI2PCactDGWlxp_xwWvFxo_GiwJ0DaGBQQmNDfFYz6UPJzVrCLZQeGC6CK7F8aIHOiLY0jVIHu3r3_Q_--Bfwy2FAoBfqMF_7SlcOxErnEFwMIPCof_9jjnn4Nj6RnXbkplpfsG8V1bdemLa3f___eh9IA2SMlH5j75JaIkkNGXDuqQLTmkJTcA8VsfsdSq_sDRfRZ4GtDtvI4-gFMcsFZEZr91QVturOQaw6Ou1vnXXal85xx1RL8Ppqb4ShZzTcb-tBbkUu_W2pr30IGYOEWkCxGjtuhCT-wFxaIBStlZ7E7zjvlhSjc1ueAgNtK0JvTEY5Dne9btXHHXmvzdTB9eM5k63USYX1OD9r-yqUbSm94MHnhLtth4a117PuDWVAQmaADsTmhH3WtCF9-w3qcJBnzNcvw0jvC3rz180fjACKZiWBbkHZa5wg9m7EngNSo&__tn__=-U-R

Sobre o Projeto Escola no Campo

O Projeto Escola no Campo é uma ação em conjunto com a Syngenta e Fundação Abrinq. São 20 anos de atuação e mais de 110 mil alunos atendidos em 15 estados. O projeto aborda temas relacionados a meio ambiente, a produção de alimentos e aos direitos das crianças e adolescentes. Na Cooperativa Bom Jesus o projeto acontece desde 1999 e já participaram cerca de 40 mil crianças. Além de diversos conteúdos relacionados ao meio ambiente e a proteção infantil, o projeto procura passar um forte conceito valorizando suas origens e raízes, e assim o orgulho de pertencer ao meio rural.

#escolanocampo

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução