• Felipe Andrade

Jovens Líderes conhecem na prática o Sistema Planta Forte


No dia 1º de outubro, no Campo Experimental da unidade do Boqueirão, na Lapa, foi realizada a segunda reunião com jovens líderes da Cooperativa Bom Jesus. Estiveram presentes jovens representando todas as unidades da Cooperativa que apresentou o projeto Sistema Planta Forte da Ihara. Além dos jovens, participaram do evento pela Bom Jesus o Assessor de Comunicação e Cooperativismo, Felipe Andrade; o Engenheiro Agrônomo e responsável pelo campo experimental, Carlos Alberto Klenki; e o RTV da Ihara, Gustavo Zacante.

Nesta primeira etapa o Sistema Planta Forte tem como intuito mostrar aos participantes, de maneira quantificada, as perdas que podem ocorrer na plantabilidade, como por exemplo na falta de plantas por metro, na concorrência com mato, plantas duplicadas, altura de melhores e piores pés etc. Através de sistema de avaliação feito no próprio campo experimental, os jovens puderam ver na prática esse modelo e fizeram a avaliação de área de feijão e milho. Com isso, mostra-se de maneira mais prática a gestão de propriedade no período de plantio.

Para a jovem Gabriela Baggio, da Lapa, “o evento foi muito produtivo”, segundo ela o material “didático possibilitou a fácil compreensão e absorção dos assuntos abordados. A parte prática foi fundamentalmente elucidativa, nos mostrando que é, sim, possível, fazermos tal trabalho dentro de nossas propriedades. O material disponibilizado será de grande valia, uma vez que nos auxiliará nessa tarefa, garantindo uma maior precisão e eficiência nos resultados”. Com mais dinamismo no evento, para ela “a junção da parte teórica e prática enriqueceu muito o encontro, tornando-o ímpar”.

Para Helcio Soczek, de Contenda, “foi a melhor visão de realidade de uma lavoura. Por mais bonita que pareça visualmente, é abaixando e olhando de perto a real situação da lavoura. Foi o evento de melhor aproveitamento e que não custa nada ao agricultor, simplesmente capricho”, disse o jovem.

Outro ponto do evento que complementa a dinâmica do Sistema Planta Forte foi a presença do agrônomo Carlos Klenki que propôs ao grupo o Desafio de Produtividade de Soja em duas etapas: desafio de um pé solteiro de soja com maior produtividade; e desafio de maior produtividade em um hectare. Todo o grupo poderá concorrer e isso mostrará na prática a diferença de um bom manejo nesta cultura. Além disso o agrônomo mostrou aos participantes o campo experimental de cultura de inverno, com cultivos de trigo e cevada.

A Bom Jesus trabalha junto com os jovens líderes para buscar melhores produtividades na região, mas acima de tudo, apresentar a este público como fazer uma gestão de propriedade na prática. Nos próximos eventos haverá os desdobramentos do Sistema Planta Forte nas propriedades dos jovens.

#jovens #plantabilidade #manejo

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução