• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

AGE 2020 I – Cooperativa realiza Assembleia semipresencial


Cooperados presentes na AGE 2020 estiveram com distanciamento social, máscara e álcool em gel (Foto: Tatiane Figura / Cooperativa Bom Jesus)

No dia 24 de novembro, na Associação de Funcionários, na Lapa, a Cooperativa Bom Jesus realizou a AGE 2020 (Assembleia Geral Extraordinária). O evento foi realizado de maneira hibrida ou semipresencial, ou seja, foram convidados cooperados para participar presencialmente e, nas unidades da Cooperativa, os cooperados puderam assistir nas televisões das lojas. No evento presencial, além de cooperados convidados, estiveram presentes o Conselho de Administração e Conselho Fiscal, além da diretoria executiva com Luiz Roberto Baggio, Diretor Presidente, Milton Antonio Locatelli, Diretor Vice-Presidente, e Marcelo Luis Kosinski, Diretor Secretário. Participando de maneira online, o evento contou com a presença de Paulo Roberto Stöberl, advogado da Araúz e Advogados Associados, na qual auxiliou na área burocrática para elaboração do estatuto em assuntos específicos.


Preocupada em relação a pandemia do Covid-19, para as pessoas que estiveram presentes, a Assembleia foi realizada em ambiente amplo e ventilado, com distanciamento social dos participantes, uso de máscaras e álcool em gel para todos os presentes. Mesmo nas unidades com a transmissão via televisões, os cooperados puderam acompanhar com segurança e distanciamento social. Conforme atende o estatuto da Bom Jesus, a votação da Assembleia tem que ser presencial e no caso foi utilizado o quórum mínimo para deliberação.


A AGE foi realizada para deliberar variados temas da Cooperativa e foi conduzida por Luiz Baggio. O primeiro ponto aprovado pela AGE foi em relação a inclusão de itens que possam ser vendidos nas lojas de insumos da Bom Jesus na região, tais como, máquinas, equipamentos, peças, acessórios e pneus. Em relação a novos mercados, também a inclusão de TRR (Transportador-Revendedor-Retalhista) na qual a cooperativa é autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) a adquirir em grande quantidade combustível a granel, óleo lubrificante acabado e graxa envasados para depois vender a retalhos.


Outro ponto abordado foi a autorização da Assembleia para votação presencial e online. Devido ao estatuto o cooperado só pode votar de maneira presencial. Com a regulação da participação a distância em assembleias, em cumprimento ao artigo 43A da Lei 5.764/71, e a autorização da Assembleia presente, agora o cooperado tem a comodidade de acompanhar e votar de maneira online seguindo inscrição no evento e realizando alguns procedimentos para validação dos dados e, consequentemente, o voto.


Outro assunto abordado foi a autorização para a cooperativa ingressar com ação judicial, de acordo com o comando do artigo 88A da Lei 5.764/71, para pleitear a declaração de inexigibilidade do FUNRURAL incidente sobre as exportações (diretas e indiretas), autorizando a compensação dos valores recolhidos a maior nos últimos 05 (cinco) anos e outras autorizações específicas decorrentes.


A última pauta na Assembleia foi em relação a governança da Cooperativa. Em relação a gestão da Bom Jesus, a mudança seria de uma governança segregada, ou seja, composta por um Conselho de Administração e uma Diretoria Executiva Contratada, com poderes estatutários. Este assunto ainda não estará como alteração no estatuto, somente havendo alteração a partir da mudança proposta.


Na parte de assuntos gerais, Milton Locatelli falou sobre os investimentos da Bom Jesus na região, destacando a nova unidade de Palmeira que poderá receber agora 1,2 milhão de sacas de cereais, além de empreendimentos na Lapa, Mafra e Rebouças. Já Marcelo Kosinski falou sobre o novo projeto industrial da Bom Jesus em intercooperação, na qual está previsto investimento e abertura de novas possibilidades de renda ao produtor.


A AGE apresenta a transparência da Cooperativa com o cooperado, sendo em época de pandemia, estando presente de maneira virtual levando informações importantes aos cooperados.


Baggio apresenta a AGE 2020 (Foto: Tatiane Figura/Cooperativa Bom Jesus)

Milton fala de investimentos da Bom Jesus. (Foto: Tatiane Figura/Cooperativa Bom Jesus)

Marcelo fala sobre investimentos na área industrial. (Foto: Tatiane Figura/Cooperativa Bom Jesus)