• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

Conservação do Solo dita ritmo da agricultura



No dia 13 de novembro de 1989 foi publicada a Lei Federal de número 7.876, instituindo 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Existem três datas para comemorar o dia do solo: 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo), 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra) e 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo). As três nos levam a pensar sobre como tratamos a terra.


O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.


No cooperativismo o assunto é levado a sério. A Cooperativa Bom Jesus vem ao longo dos anos adotando diversos métodos de cuidados e manutenção dos solos da região por meio de tecnologias. Exemplos claros que vem sendo usados na região para uma agricultura mais sustentável é o manejo do solo com rotação de culturas na qual envolve o uso do plantio direto, na qual nota-se na grande maiorias das áreas, manejos na parte de erva daninha; na época de inverno utilizar o solo com gramíneas; além de ações como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; e a fixação biológica de nitrogênio, essa última com ótimo desempenho nas propriedades, pois além de conservar o solo, traz produtividade das lavouras.


O solo é o 'caixa' do produtor, sua condução feita de maneira responsável é fundamental na agricultura. Se notarmos a produtividade das lavouras e as áreas abertas para agricultua, temos um grau de produção muito elevado com poucas áreas abertas. O Brasil produzindo mais de 260 milhões de toneladas de produtos agrícolas em somente 7% dos seus solos é um exemplo disso.

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução