• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

Cooperlíder Feminino 2022


As mulheres cooperativistas paranaenses se reuniram nos últimos dia 12 e 13 de maio, para discutir o tema "Mulher, força e leveza", no Encontro das Lideranças Femininas – o Cooperlíder Feminino – e o Núcleo Feminino da Cooperativa Bom Jesus e suas representantes marcaram presença.

Este ano o evento voltou ao formato presencial, com cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas participantes. O encontro aconteceu numa iniciativa do Sistema Ocepar, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), com apoio da Cooperativa Agrária, que cedeu seu Centro de Eventos Agrária, localizado em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná.

Também estiveram presentes os presidentes de cooperativas Jorge Karl (Agrária), Solange Pinzon Martins (Sicoob Meridional), José Aroldo Gallassini (Coamo), Luiz Roberto Baggio (Bom Jesus), Clemente Renosto, (Sicredi Parque das Araucárias), além de diretores da Ocepar.


Na abertura oficial, dois pontos importantes foram destacados: o protagonismo feminino e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o parana.coop#20.

No primeiro dia foi promovido um painel com duas representantes do Paraná na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) do Congresso Nacional, as deputadas federais Aline Sleutjes e Leandre Dal Ponte. Depois, houve a apresentação da palestra com a jornalista e escritora Leila Ferreira, conhecida nacionalmente pela obra “A Arte de Ser Leve”. Graduada em Jornalismo e Letras, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres, ela já lançou seis livros, sendo o mais recente intitulado “O Amor Que Sinto Agora”, publicado inclusive na Espanha.


Já o mestre em Ciências do Esporte e bacharel em Psicologia, Fábio Brotto, discorreu sobre o Projeto Cooperação, que ele ajudou a fundar. Pioneiro no país em jogos cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, Brotto é consultor empresarial com foco em organizações colaborativas. É autor de vários livros, como “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência” e “Jogos Cooperativos nas Organizações”.

No segundo dia do Cooperlíder Feminino tivemos o compartilhamento de cases dos Núcleos Femininos de cooperativas e Talk Show com Tamara Klink, filha do navegador Almir Klink. Também navegadora, Tamara é palestrante e escritora. Aos 24 anos, especializou-se em arquitetura naval em Nantes, na França, logo após ter realizado sua primeira viagem sozinha pelo mar do Norte, num veleiro próprio chamado Sardinha. No ano passado, ela concluiu a Travessia do Atlântico em três meses e se tornou a mais jovem brasileira a realizar o feito sozinha. Tamara já escreveu três livros sobre suas viagens: Mil Milhas, Um Mundo em Poucas Linhas e Férias na Antártica, com coautoria de Laura e Nina Klink.

Confira os depoimentos das participantes do evento:

"Agradeço a Cooperativa Bom Jesus, a coordenadora Tatiane e a Agrária, por toda a organização e recepção. O evento foi de muito aprendizado, me fez acreditar que posso ir além e ter mais coragem. Enxergar o meu valor"

Sirlene Bueno Ferreira, do entreposto de Paulo Frontin.


"Gostei muito. Foi um dos melhores eventos que já participei. As palestras, as histórias das mulheres, mostrando que somos capazes, os momentos de descontração, estava tudo ótimo". Dirce Surek Polato, do entreposto da Lapa.


"As palestras foram muito boas. As histórias de vida das mulheres líderes foi um incentivo para todas, mostrando que a mulher é capaz." Elilian Gadonsk, entreposto de Contenda.


"Agradeço a Cooperativa Bom jesus, por proporcionar momentos como este, para trocas de ideias e experiências com outras mulheres e cooperativas. Pra mim foi uma experiência gratificante que me motivou a aprender mais. "

Mainara Kavalkeviski, entreposto São João do Triunfo


"Quero agradecer a toda a equipe Bom Jesus por esta oportunidade de aprender um pouco mais."

Ana Lucia Saxinger Lantas, entreposto de Palmeira


"Achei maravilhoso, pude ver que todos temos obstáculos, mas que unidas e junto a cooperativa podemos vencer todos os problemas."

Monica Turek Slusarz, entreposto de Palmeira