• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

INTERCOOPERAÇÃO - Maltaria nos Campos Gerais



A intercooperação é um conceito cada vez mais relevante dentro do universo cooperativista, por fortalecer as atividades das organizações envolvidas e torná-las mais competitivas frente ao mercado. É pensando nisso que as Cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí) estão envolvidas no projeto da construção de uma maltaria na região dos Campos Gerais, no Paraná.


O local para instalação da indústria ainda está em avaliação, mas estima-se para a obra um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão, liderado pela Cooperativa Agrária. A fábrica deverá produzir 240 mil toneladas de malte anualmente, volume que hoje corresponde a 15% do mercado nacional. O empreendimento deve gerar mais de 1000 empregos diretos e indiretos.  


As cooperativas participantes neste empreendimento já possuem experiência no cultivo da cevada, tendo neste novo negócio o objetivo de fomentar ainda mais esta cultura, oferecendo suporte aos seus cooperados, com base na experiência bem sucedida da Cooperativa Agrária no Centro-Sul paranaense.


O potencial de plantio de cevada nos Campos Gerais poderá atingir 100 mil hectares por ano, podendo beneficiar mais de 12.000 cooperados.


De acordo com o projeto, a maltaria será inaugurada em 2023.

(Imprensa Agrária)