• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

PECUÁRIA: O efeito da forrageira de inverno sobre a produção de leite


(Foto: Odilei Prado / Timac Agro)


A utilização de alimentos volumosos em maiores proporções nas dietas de vacas leiteiras é uma excelente estratégia para diminuir os custos com alimentação do rebanho e maximizar os ganhos do produtor de leite, pois esses alimentos são mais baratos do que os concentrados. Entre os alimentos volumosos também se observa uma diferença de preço, sendo as pastagens, os que representam os menores custos quando comparados aos conservados como a silagem de milho, feno, entre outros.


As condições climáticas da região Sul do Brasil nessa época do ano, favorecem o cultivo de plantas forrageiras de inverno como a aveia e o azevém, que apresentam-se como excelentes alternativas alimentares de pastejo, pois atendem ao alto nível de exigência nutricional das vacas em lactação e contudo potencializam a produção de leite nesse período de grande oferta de massa de forragem das referidas pastagens.


De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com vacas Holandesas no terço médio de lactação e submetidas a pastejo em azevém anual, verifica-se possibilidade de obter produções de leite superior a 20 kg/vaca/dia, quando o consumo individual diário dos animais é de 16,6 kg de matéria seca (MS) da forragem. Entretanto para que esse consumo aconteça de fato, há necessidade de ofertar 40 kg MS/animal/dia, pois só assim a vaca terá oportunidade de selecionar o alimento disponível e ingerir a melhor dieta.


Para alcançar todo potencial de produção de massa de forragem das pastagens de inverno e assim ofertar de duas a três vezes a necessidade diária dos animais, o produtor deve estar atento ao manejo de adubação das culturas de aveia e azevém, especialmente utilizando fertilizantes nitrogenados de alta tecnologia e que estejam disponíveis durante todo ciclo de produção da forrageira, otimizando os custos operacionais das sucessivas aplicações.


Odilei Prado

Supervisor de Desenvolvimento de Mercado Timac Agro


Para mais informações sobre manejo de pastagens e buscar maiores produtividades, entre em contato com a unidade da Cooperativa Bom Jesus mais próxima.


(Foto: Odilei Prado / Timac Agro)

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução