• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

PRODUTIVIDADE - Com 97 scs/ha de soja, Família Bortoletto participou do CESB 2019-20



Produtividade em uma área se trabalha com o tempo, com bons manejos e tratos culturais para que o solo possa oferecer condições de nutrientes necessários para uma cultura se destacar, como por exemplo, a soja, principal cultura na região sudeste paranaense.


A Família Bortoletto vem trabalhando ao longo do tempo com bons manejos e tratos culturais para conseguir melhores resultados e explorar o potencial genético que a soja pode oferecer. Com um trabalho de rotações de culturas e fazer "o simples bem feito", na última safra teve área na propriedade com produtividade de 97 sacas de soja por hectare, colocando essa área em auditoria pelo CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) e obtendo um dos melhores resultados do sul do Brasil, além de destaque no programa Aliança da Syngenta.


Em relação a área total da propriedade, a média foi de 76 sacas de soja por hectare e agora com um objetivo em mente: obter na área total a mesma média obtida no CESB, ou seja, 97 sacas por hectare. Segundo Evaristo Bortoletto "isso é um sonho, é uma meta!".


O CESB é uma entidade sem fins lucrativos formados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional. O principal produto é o Desafio de Máxima Produtividade, que desde 2008 vem contando com centenas de participantes que buscam atingir a meta de mais de 80 sacas por hectare. Todo conhecimento e técnicas adquiridas ao longo desses anos de desafio pelo Comitê é compartilhado com os produtores. O resultado desse trabalho é a ultrapassar da margem de 141 sacas por hectares, com sustentabilidade e viabilidade, "descortinando um novo cenário onde é possível produzir mais no mesmo espaço", segundo informações do CESB.


A consultoria técnica na propriedade foi realizada por Leandro Sydoski, Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Bom Jesus de Rebouças, na qual destaca a rotação de culturas da propriedade, todo conhecimento técnico da família e a meta de sempre evoluir na propriedade.


Confira o vídeo acima e saiba mais como o projeto foi feito na propriedade da Família Bortoletto. Para saber mais informações de como conseguir grandes produtividades, entre em contato com um consultor técnico da Cooperativa Bom Jesus e saiba mais.


Inscreva-se no canal da Cooperativa Bom Jesus no Youtube.

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução