• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

SANIDADE - Mapa publica IN reconhecendo o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta terça-feira (11/08), a Instrução Normativa (IN) nº 52, reconhecendo o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, juntamente com os estados do Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia e regiões do Amazonas e de Mato Grosso. “Essa medida é importante pois representa um passo essencial para que o Paraná alcance o mesmo status, mas em âmbito internacional, pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que irá se reunir em assembleia em maio de 2021, em Paris, para deliberar sobre esse e outros assuntos. O setor produtivo paranaense tem se mobilizado junto com as autoridades dos governos federal e estadual nesse sentido, com objetivo de ampliar o mercado para as carnes produzidas no Estado”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.


O dirigente lembra que, num esforço conjunto com outras entidades do setor produtivo e governo do Estado, as cooperativas contribuíram financeiramente para a construção de postos nas barreiras sanitárias nas divisas com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, com 33 postos para fazer toda a fiscalização. “Sem dúvida, mais uma etapa fundamental para o setor cooperativista e para o agronegócio paranaense”, frisou.


Ainda de acordo com a IN 52, o ingresso de bovinos e bubalinos nas áreas contempladas pela nova norma devem obedecer aos critérios dispostos nas INs nº 37, de 27 de dezembro de 2019, e 23, de 29 de abril de 2020, ambas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.


O Paraná havia sido autorizado pelo governo federal a suspender a vacinação contra a febre aftosa de bovinos e búfalos em outubro de 2019, após a comprovação da qualidade do sistema de vigilância em saúde animal do Estado. Em substituição às campanhas de vacinação, que ocorriam desde 1965, foi implantada a Campanha de Atualização de Rebanhos, por meio da Portaria número 332/2019, da Adapar. A atualização abrange todas as espécies de animais de produção, com penalidades previstas na legislação caso não seja feita, entre elas o pagamento de multa. Além disso, foram tomadas diversas outras medidas para que o Estado obtivesse o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação, de acordo com as orientações do Mapa.


Luiz Roberto Baggio, Diretor Presidente da Cooperativa Bom Jesus, além do setor produtivo, estendeu os agradecimentos a ministra do Mapa e ao secretário da Seab (Secretaria da Agricultura e Abastecimento). "Nosso reconhecimento especial à Ministra, Tereza Cristina, e ao Secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, pelo empenho nesse propósito", afirmou o presidente.


Clique aqui e confira na íntegra o conteúdo da Instrução Normativa 52, do Mapa


(Fonte: Paraná Cooperativo | Foto: Cooperativa Bom Jesus)

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução