• Assessoria Cooperativa Bom Jesus

Vazio sanitário da soja começa dia 10 de junho



A safra 2020/2021 ainda não começou, mas para evitar grandes incidências da pior doença para a soja do país, a ferrugem asiática, o vazio sanitário vai começar. Abaixo alguns pontos importantes ressaltados pela Embrapa Soja sobre o tema.


  • O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

  • O fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

  • O produtor que não cumprir o vazio estará sujeito a penalidades como multas. Os estados também têm sanções aos que não seguirem.


Além das fiscalizações é importante salientar a importância desse período, que quanto antes colocado em prática nas lavouras, auxilia para redução da sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática. No Paraná, o período de colheita de soja vai até dia 15 de maio, com isso o produtor tem de 16 de maio até o dia 09 de junho para realizar o manejo, evitando que permaneça plantas vivas de soja, como por exemplo, plantas de soja soqueiras no campo.


O primeiro estado a iniciar o período do vazio sanitário no país é o Paraná, já no dia 10 de junho e com término no dia 10 de setembro. Já em Santa Catarina começa no dia 15 de junho e finaliza dia 15 de setembro.

ENTRE EM CONTATO

Rodovia do Xisto, Br-476,Km-198, s/nº - Olaria

Lapa/PR 83.750-000  Fone: (41) 3622-1515

bomjesus@bj.coop.br

 ©‎ Todos os direitos reservados | Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus - Tradição, Respeito e Constante Evolução