10º Elicoop Feminino: Líderes do Núcleo Feminino da Cooperativa Bom Jesus participam do encontro em Matinhos

14/05/2015

 

Nesta quinta, dia 14 de maio, 12 líderes do Núcleo Feminino da Bom Jesus participam do 10º Encontro da Liderança Feminina – Elicoop Feminino, em Matinhos. O evento que acontece nesta quinta a amanhã é realizado pelo Sescoop/PR. Cerca de 300 mulheres líderes participam do encontro.


Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Ocepar João Paulo Koslovski falou sobre o cooperativismo no Paraná. Hoje o cooperativismo no estado gera 80 mil empregos diretos e 2,2 milhões postos de trabalho. Aproximadamente, 16% da riqueza gerada no estado vêm das cooperativas.

 

O cooperativismo tem excelentes resultados. Em 100 dos 399 municípios paranaenses, a principal empresa do município é uma cooperativa, comentou o presidente. Hoje, aproximadamente, 1,1 milhão de pessoas no estado participam de cooperativas e perto de 3 milhões de paranaenses dependem das ações das cooperativas.

 

As cooperativas crescem porque se organizam, planejam suas ações, atendem bem o cooperado, investem nas pessoas, capacitam seus colaboradores e têm forte investimento agroindustrial.

 

O objetivo do encontro é proporcionar, aos participantes, maior integração, trabalhar a autoestima e valorizar o papel da liderança feminina no cooperativismo paranaense. O encontro reuniu lideranças femininas em busca do fortalecimento do cooperativismo.

 

A oportunidade também proporcionou a discussão sobre “O Desafio de Saber Cooperador”, palestra do professor Marcelo Cunha. Segundo o palestrante, uma boa liderança precisa ser macia e suave, maleável. Por mais que tenhamos dificuldades, é com elas que aprendemos a ser melhores e superar problemas.

 

Aprender uma lição do problema superado nos faz mais forte e um líder tem de ser forte para dar exemplo e incentivar seus colegas. No caso de hoje, a mulher líder sabe tirar proveito de situações ruins. Por isso que o número de mulheres tem aumentado e ocupado lugares de destaque e nas cooperativas não é diferente, destaca o palestrante.

 

A cooperada Izolete Marques Pietczak Koteski, moradora da localidade de Porto Feliz, interior de São João do Triunfo, comentou que participar desse encontro está sendo muito proveitoso. Perceber o quanto as pessoas, principalmente as mulheres, estão mudando e que podem mudar ainda mais para melhor.

 

A mulher não é só para ficar em casa. Tem muito mais assuntos para resolver hoje, como discutir com o marido o que fazer neste ano, em que vamos investir e o que vamos plantar. Hoje trabalhamos com quatro produtos na lavoura: soja, milho, feijão e fumo e há 10 anos a Bom Jesus participa de nossas vidas.

 

Todo ano a cooperativa nos proporciona a participação de eventos como este de hoje, além de encontros e reuniões que participamos no entreposto. Tento sempre estar presente porque as ações das quais participo na cooperativa são voltadas ao aprimoramento pessoal e profissional.

 

O agricultor também é um profissional como os outros e precisa de conhecimento para sempre melhorar como pessoa e profissional. Cada vez que estou participo levo conhecimento para casa que repasso para minha família, diz a cooperada.

 

O 10º Encontro da Liderança Feminina – Elicoop Feminino termina amanhã e participam desse evento as cooperativas Bom Jesus, Coopavel, Batavo, Agrária, Coagru, Camisc, Vale, Cocamar, Integrada, Castrolanda, Copagra, Cocari, Copagril, Lar e a Copacol.

 

 

 

Elicoop Feminino

O Encontro da Liderança Cooperativista Feminina – Elicoop Feminino é um evento que reúne representantes das cooperativas paranaenses, sendo que a cada ano o encontro é sediado por uma cooperativa.

 

Com apoio do Sescoop/PR, a Bom Jesus realiza treinamentos desti­nados à preparação da Liderança Feminina, com o objetivo de levar as mulheres a refletirem sobre o seu papel na comunidade e na cooperativa, desenvolvendo a autoconfiança, a comunicação e os estilos de liderança, despertando em cada uma, o poder de transformação na construção de um mundo mais justo e solidário.

 

 

 

Please reload