Projeto Renascer: 19ª nascente é recuperada em São Mateus do Sul

10/06/2015

 

Na terça-feira (09/06) o Projeto Renascer – Recuperação e Manutenção de Nascentes -  chegou até a Vila Verde, em São Mateus do Sul. Desta vez, o BJovem realizou o projeto em parceria com os alunos da Escola Municipal Izilda Amaral Ferreira, Fazenda Brangus Guapiara, a empresa Ponto Ambiental e Prefeitura de São Mateus do Sul.

 

Durante uma reportagem que vi na TV sobre recuperação de nascentes no Rio Grande do Sul, percebi que isso seria uma maneira de ajudar os moradores da Vila Verde. Fiquei pensando como recuperar uma nascente e aí descobri que na Cooperativa Bom Jesus existe um grupo de jovens que realiza esse projeto, disse a professora Nilva Elaine Graboski.

 

A professora também citou a importância de projetos como esse voltado a proteção do meio ambiente, pois ensina as crianças a importância da água e a preservação dos mananciais. O que foi realizado hoje aqui na comunidade é um incentivo para começar a proteger a água que vai chegar aos rios e servir aos que dependem dela, além de colaborar com o meio ambiente.

 

A água que nasce aqui na vila servia antigamente para consumo humano. Porém, com o tempo o local ficou sem proteção e a nascente hoje está contaminada. Agora com a nascente recuperada, daqui alguns anos a água poderá ser consumida, se o lugar for preservado e cuidado pelos moradores da região, comentou Tiago de Lara, responsável técnico do projeto.

 

A vazão de água da nascente aumentou com a recuperação e agora passa a produzir em média 116.640 litros de água por dia. Essa é a 19ª nascente recuperada pelo Projeto Renascer.

 

 

Confira mais imagens no site: https://www.facebook.com/bjovem.bj

 

 

Água no mundo

De acordo com o relatório divulgado em março deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, 40% dos recursos hídricos do mundo inteiro podem sumir. 

Hoje mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável. Ao todo, 20% dos aquíferos do mundo são explorados além do limite, o que pode comprometer o abastecimento no futuro.

 

 

 

 

 

 

Please reload