Produção de leite é fonte de renda na agricultura familiar

01/07/2015

 Produtores tem uma das melhores qualidades do leite entregue para a cooperativa na Lapa.

 

 

A família dos jovens Alessandro Hartkopp Soares e da Elaine sempre viveu da agricultura. Quando os dois se casaram nem sonhavam em implantar na pro­prie­dade uma atividade que tem ganhado força na região: a produção de leite.

 

Os pe­­quenos produtores perceberam que essa seria a melhor maneira de lucrar na agricultura familiar, porque não exige grandes áreas, usa mão de obra própria e gera um ganho mensal. O leite é a única fonte de renda da família.

 

Morado­res da localidade do Espigãozinho, interior da Lapa, o casal está trabalhando com esse produto há pouco tempo. Tem quase dois anos que estamos nessa nova vida. Eu já trabalhei com produtor de leite, mas chegou um momento que decidi ter meu próprio negócio, comenta o cooperado.

 

O casal tem um dos melhores índices de qualidade do leite da Lapa que é entregue para a Cooperativa Bom Jesus. Na propriedade de 3,5 alqueires e com um plantel de 17 vacas, a produção de leite tem média de 400 litros por dia.

 

A experiência com o leite não é de hoje, porém sempre que tenho dúvidas procuro a assistência técnica da cooperativa, onde sou sócio também há quase dois anos. Para aquele que pensa em trabalhar no campo recomendo o leite, pois é oportunidade de renda e venda garantida do produto, diz Alessandro.

 

 

 

Assistência técnica da cooperativa para os produtores de leite  é um diferencial. 

 

Leite na Bom Jesus

O sistema cooperativista é um dos fatores que possibilita que produtores de diferentes tamanhos se tornem altamente competitivos. Os produtores de leite que entregam o produto para a cooperativa são moradores da região da Lapa, São Mateus do Sul, Palmeira, Paulo Frontin, Mallet e Rebouças.

 

O Brasil produz hoje 25 bilhões de litros por ano, mas tem condições de chegar a 125 bilhões e se tornar a maior potência mundial do setor. Juntos, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, somam 300 mil leiteiros. Em todo o Brasil, são 1,5 milhão.

 

Segundo dados do IBGE de 2013, o Paraná aparece como o terceiro maior produtor nacional de leite, em segundo o Rio Grande do Sul e em primeiro lugar Minas Gerais.

 

Please reload