Semana começa com muita chuva em todo o Centro-Sul

06/07/2015

Paraná inicia a semana com tempo estável.

Fonte: Somar Meteorologia

 

Muitas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que está sobre o Sul e Sudeste do pais vão manter o céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, dessa segunda-feira, em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.

 

Desde o final de semana já há registros de chuvas sobre as regiões produtoras do Centro-oeste e de boa parte do Sudeste e também do Paraná. Essas chuvas estão mantendo as condições desfavoráveis à realização de todas as atividades de campo, principalmente a colheita do milho safrinha, do algodão, café e da cana de açúcar.

 

O tempo chuvoso e com alta nebulosidade irá permanecer ao longo de toda a semana, uma vez que novas frentes frias irão avançar sobre o Brasil. Sendo que a partir de terça-feira (07/07) serão registrados os maiores volumes de chuvas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

As chuvas só darão uma trégua após o dia 15/07, ou seja, somente na segunda quinzena de julho é que a atmosfera voltará a ter uma padrão típico do período, chuvas no Sul e tempo seco em todo o restante do Brasil.

 

Esse padrão bem atípico para essa primeira quinzena de julho irá afetar produções e principalmente a qualidade dos grãos de café, milho e das demais culturas de 2ª safra, bem como afetar os teores de ATR na cana de açúcar, prejudicar a qualidade das fibras do algodão, além de manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças nas hortaliças.

 

Esse mesmo padrão chuvoso irá ser observado nas principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos ao longo dessa semana. Os volumes totais de chuvas serão menores do que os registrados em semanas anteriores, mas serão suficientes para manter os solos com níveis elevadíssimos de umidade e como haverá muita nebulosidade ainda, as taxas de radiação solar e luminosidade continuarão abaixo da média para o período. Segundo os modelos de previsão de médio prazo (30 dias), o mês de julho ainda será com chuvas acima da média em todo o meio-oeste, sul e leste dos Estados Unidos.

 

Fonte: Somar Meteorologia.

Please reload