Cultivar trigo é tradição da família Bubniak

18/08/2015

 

O trigo é a cultura de inverno mais cultivada nessa época do ano. A colheita da safra 2015/16 começou no Paraná com pequenos volumes e boa qualidade dos grãos.

 

O Paraná retomou a liderança entre os estados produtores de trigo, seguido pelo Rio Grande do Sul. Juntos estes estados respondem por 90% da produção nacional. Entre os produtores está a família Bubniak, que mora no Jardim Esplanada em Contenda.

 

Descendentes de poloneses, além do trigo os Bubniak produzem batata, soja e feijão. Sr Antonio é 100% cooperado há mais de 20 anos e agora seus filhos Josimar e Edilson fazem parte da Cooperativa Bom Jesus. Além de levarem o legado da agricultura também levam a tradição de serem sócios da cooperativa. Neste ano plantaram 80 alqueires de trigo.

 

“Sempre trabalhamos com batata e feijão, mas os tempos mudaram. Em 2000 com a febre da safra plantamos por esporte 4 alqueires de soja para ver o resultado, e desde lá aumentamos a área de plantio e hoje é o nosso forte no verão e no inverno plantar trigo é tradição da família”, comenta Antonio, que no ano passado plantou com os filhos mais de 200 alqueires de soja e trigo.

 

A safra brasileira de trigo, com plantio perto do encerramento no país, foi estimada pela (Conab) em recorde de 7 milhões de toneladas em 2015, o que representa um crescimento de 1 milhão de toneladas na comparação com 2014.

 

Na próxima edição da Revista Bom Jesus você confere a reportagem completa com a Família Bubniak.

Please reload