Cooperativa Bom Jesus promove Simpósio do Feijão

21/09/2015

 

A Cooperativa Bom Jesus em parceria com a Syngenta realizou na última sexta-feira (18) o Simpósio do Feijão. No encontro foram debatidos temas sobre Adubação, Cultivares e Proteção de Cultivos.

 

O simpósio foi realizado na Secretaria Municipal de Educação da Lapa e contou com a presença de colaboradores da Embrapa, Bom Jesus, Syngenta, produtores da região e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura da Lapa.

 

José Luiz Cabrera Dias, agrônomo e pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, fez um apanhado sobre a produção de feijão e a evolução das sementes e adaptações realizadas pela empresa para aumentar a produtividade. “A Embrapa desenvolveu variedades de feijão ao produtor que escolhe aquele que melhor se adapta a sua região. A garantia é de rentabilidade maior no campo quando a semente é boa. O trabalho de pesquisa não para, precisamos sempre oferecer novas variedades, opções para o produtor investir na cultura", diz o agrônomo.

 

Apostar em variedades que foram pesquisadas e que tem certificado de qualidade pode ser uma saída para aumentar a qualidade do feijão, a produção e também a resistência contra as pragas e outras doenças. Carlos Alberto Klenki, engenheiro agrônomo da cooperativa falou sobre os cuidados com o plantio do feijão. “Para começar bem uma plantação é preciso escolher uma boa semente, pois se errarmos na escolha e cuidados com a planta, a rentabilidade e produção correm riscos, além de ficarmos atentos as pragas que prejudicam a lavoura”, comenta.

Saiba mais...

A Embrapa Arroz e Feijão tem como missão: “viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco nos agronegócios de arroz e feijão, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefícios dos diversos segmentos da sociedade”.

Please reload