Brasil já tem 40% da safra de soja 2015/16 vendida

06/10/2015

A safra brasileira 2015/16 de soja já tem o segundo maior volume comercializado antecipadamente da história. Segundo os últimos levantamentos, o Brasil já comprometeu, até o último dia 2 de outubro, 40% de uma produção que começou seu plantio há poucas semanas e ainda está bastante tímido.

 

De uma safra projetada para superar ligeiramente as 101 milhões de toneladas, mais de 40 milhões já estão comprometidas.  No mesmo período do ano passado, esse percentual era de apenas 13% e a média dos últimos cinco anos é de 27%. Um volume maior do que este só foi verificado na safra 2012/13, quando 45% da safra nacional já estava comercializada.

 

Quem lidera as vendas até o momento é Mato Grosso. O estado já comprometeu 44% de sua produção, seguido por 31% do Paraná e 26% do Rio Grande do Sul, ainda segundo estimativas da França Junior Consultoria. No mês de setembro, os negócios evoluíram muito, como mostra o estudo, e resultaram nesses índices. 

 

O principal motivador dessas fortes vendas antecipadas é a expressiva alta da taxa cambial no Brasil. Nos últimos três meses, o dólar subiu mais de 20% frente ao real, renovou suas máximas históricas e criou excelentes oportunidades de venda para o sojicultor brasileiro.

Please reload