Produção brasileira de soja novamente pode ser recorde

As exportações brasileiras de soja na temporada 2015/16 deverão alcançar um recorde de 53,5 milhões de toneladas, superando o volume também histórico de 51 milhões de toneladas na safra 2014/15.

 

Os números diferem das estimativas oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), que estimam as exportações de 2014/15 em 50,2 milhões de toneladas e as de 2015/16 em 54,6 milhões de toneladas. 

 

Os preços internos da soja foram pressionados na última semana pela valorização do Real frente ao dólar e pela demanda doméstica enfraquecida. Dados do Cepea mostram que, ainda assim, o patamar atual está cerca de 30% superior ao do mesmo período de 2014, em termos nominais, o que, inclusive, mantém a cultura mais competitiva que outras concorrentes em área, como o milho.

 

Estimativas da Conab divulgadas na sexta-feira (09/10), já apontam que o Brasil deve colher nova produção recorde na safra 2015/16. Agentes de indústrias processadoras informam que as compras de setembro foram suficientes e, com isso, estão afastados do mercado nestes últimos dias.

 

Outras estimativas reduziram ou até mesmo pararam a moagem para manutenção das máquinas. No geral, ainda há forte diferença entre os valores de compradores e vendedores.

Please reload