Paraná colhe maior safra de grãos da história

04/11/2015

A safra paranaense 2014/15 será a maior da história, totalizando 38,24 milhões de toneladas. O volume poderia ser ainda maior, caso as lavouras de trigo não fossem afetadas pelas chuvas na fase final de colheita.

 

Os números foram divulgados na última sexta-feira, dia 30, pelo Departamento de Economia Rural (Deral). A safra de soja puxou o volume recorde com 16,94 milhões de toneladas. Na primeira safra de milho, mais 4,65 mi de t foram colhidas. Já a produção de feijão chegou a 324 mil toneladas (5.400.000 sacas), conforme o Deral.

 

Soja: Para o cultivo da soja, o plantio está acelerado, com dois terços da área prevista já cultivados no estado. A expectativa de produção é boa e aponta para um volume de 18 milhões de toneladas, também o maior do Paraná.

 

Milho: O plantio de milho da primeira safra também está chegando ao fim. Segundo o Deral, está sendo plantada a menor área de milho nessa época do ano, com 437 mil hectares. A produção deve chegar a 3,8 milhões de toneladas.

 

Feijão: O plantio da primeira safra de feijão também segue em ritmo normal, com 84% da área já plantada. Apesar da redução de área de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, a estimativa de produção deve chegar a 339.489 toneladas na safra 15/16.

 

Trigo: O Departamento de Economia Rural adverte ainda que a produção de trigo deve sofrer uma quebra de 12% em 2015. Os prejuízos são decorrentes das chuvas que prejudicam a qualidade do grão e afetaram o florescimento do cereal. A previsão inicial de colheita era de 4 milhões de toneladas. Porém, com a quebra, a safra foi reavaliada para 3,5 milhões de toneladas no Paraná. 

Please reload