CRM: Tecnologia a serviço do produtor rural

O agronegócio brasileiro tem um importante aliado tecnológico. Por meio de um aparelho celular, integrado a dispositivos de computação móvel, GPS, câmeras digitais e impressoras, informações como laudos técnicos, previsões de colheita, aplicações de insumos, cadastros de propriedades rurais, entre muitos outros dados, podem estar interligados em um mesmo software, do campo à cidade.

 

A solução inovadora permite a mobilidade da transferência de informações de maneira ágil e mais precisa que as antigas anotações no papel. Pensando numa tecnologia a serviço do produtor rural, a Cooperativa Bom Jesus disponibiliza aos cooperados o CRM.

 

O produtor Givanildo Vitório Magatão, nesta safra cultivou 35 alqueires de feijão. Mesmo com as chuvas do período a expectativa da safra é positiva. “O ciclo do feijão está se fechando e a safra vai ser boa”, diz o cooperado. Desde criança ele está ligado a agricultura. Suas atividades hoje são no Paraná, mas a produção da família também está em Paranatinga, no Mato Grosso, onde seus irmãos cultivam soja e milho safrinha.

 

Morador de Rodeio Santo Antonio, interior de Balsa Nova, nesta safra além da assistência técnica da Bom Jesus ele também conta com a tecnologia do CRM. Para ele o programa é bem interessante, pois registra o momento e a data do atendimento prestado em sua lavoura, além de registrar nos detalhes da visita o que foi informada na descrição, a orientação prestada.

 

O relatório facilita o controle para comparar o histórico da safra. Cada vez que um cooperado recebe a visita da assistência técnica o sistema do CRM é alimentado e gerado novo relatório. “Ali quem realiza a assistência técnica registra que esteve vendo a minha plantação e desse ponto em diante já me programo para fazer na lavoura o que foi informado na descrição da visita”, diz Givanildo.

 

Para o engenheiro agrônomo e gerente da Bom Jesus de Balsa Nova Marcelo Luiz Kosinski, “com essa nova atualização do sistema ficou mais rápido para gerar o relatório em tempo real, pode verificar a lavoura e também fotografar a cultura para qual está dando assistência. Nessa nova plataforma temos maior funcionalidade e além de ser uma versão mais prática, com o uso de imagens o resultado do acompanhamento da lavoura fica mais rico em informações”, comenta o agrônomo.

 

 

Please reload