28 de julho – Dia do Agricultor

28/07/2016

O Dia do Agricultor é celebrado no dia 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura no mandato de Juscelino Kubitschek.

 

O país conta hoje com mais de 5 milhões de propriedades que se dedicam a agricultura. A agricultura movimenta mais de R$ 163 bilhões de reais em todo o país. Os agricultores familiares respondem por cerca de 80% da produção de alimentos, quanto na geração de divisas para o Brasil, pelo setor agropecuário.

 

O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

 

Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, porque a agricultura constituiu-se no período Neolítico há mais ou menos 10 mil anos.

 

No Brasil, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação das chamadas plantations, as monoculturas agrícolas. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX.

 

A importância da agricultura está desde a produção de alimentos para toda a sociedade como também na geração de matérias-primas para a posterior industrialização dos alimentos. Hoje a agricultura, em meio à crise, é um dos setores que mais gera emprego e tem presença forte no desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

 

O custo por alqueire para cada agricultor na sua produção pode variar. O que determina é a maneira que ele vai conduzir sua lavoura, o bom uso do solo e sua produtividade. Assim, não importa o tamanho da propriedade ou os implementos agrícolas que o agricultor possui, pois o sol nasce para todos. Parabéns pelo seu dia Agricultor!!!

 

Please reload