Leite: Planejamento é um dos fatores da atividade leiteira dos cooperados de Mallet

23/08/2016

Cleomar Dessoy e Ana Cristina Dessoy, moradores da Colônia Vicinal 9, interior de Mallet, são produtores de leite desde 2012. Além do leite eles também cultivam fumo, milho e erva mate.

 

Com uma produção diária de 110 litros e 10 vacas em lactação, o objetivo do casal é aumentar a produção nos próximos anos. Para isso estão investindo em pastagens, no sistema de piqueteamento e instalações rurais, como recentemente a construção de um galpão para realizar atividades com o rebanho. “Algumas pessoas da nossa comunidade iniciaram a atividade leiteira e com o leite eles tinham uma renda mensal. Nós começamos a participar de cursos de formação sobre manejo de gado de leite e pastagens, e passamos a trabalhar com esse produto”, comenta Ana.

 

O casal alimenta o rebanho com pastagens na forma de piqueteamento, ração e silagem. “Com o tempo aprendemos a lidar com o gado, pois nunca tínhamos trabalhado na área. Para quem inicia essa atividade eu recomendo nos primeiros passos ter a disposição a alimentação do gado e instalação para o procedimento da ordenha, além de participar de todos os cursos para entender bem essa área e fazer um planejamento, desde a compra do animal até onde você vai colocar ele depois para não ter dificuldade na leiteria”, diz Cleomar.

 

Saiba mais...

Linha Leite

Cleomar Dessoy e Ana Cristina Dessoy, fazem parte do quadro de associados da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, que em 2015 atingiu a marca de 24 milhões de litros de leite coletados na região sudeste do Paraná, nos municípios de Palmeira, Lapa, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, Rebouças e Mallet, onde os entrepostos desenvolvem o trabalho da Linha Leite.

 

Se você ficou interessado e quer maiores informações sobre a Linha Leite da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, entre em contato com o entreposto mais próximo de sua residência.

 

 

Os cooperados Cleomar Dessoy e Ana Cristina Dessoy, e o técnico da Bom Jesus em Mallet Diego Iantas.

 

Please reload