Ecowood - Madeira Tratada: opção para estruturas rurais

24/08/2016

A Ecowood – Madeira Tratada tem como atividade principal o tratamento da madeira de pinus e eucalipto, pelo sistema de autoclave, através de vácuo, pressão e CCA visando transformar a madeira em produto estéril elevando suas qualidades físico-químicas. O objetivo principal é preservar esse material e tornar a madeira mais durável.

 

Um dos fatores que fez a empresa iniciar suas atividades no município da Lapa é a viabilidade para este investimento. De início será utilizada a madeira encontrada facilmente na região através de reflorestamentos, evitando assim o abate de madeiras nobres e em franca escassez. “O produtor pode procurar nossos serviços para tratar a madeira ou vender sua floresta para a empresa, nossos clientes estão num raio de 100 km. Além do eucalipto também vamos tratar o pinus com autoclave para vigamentos e outras estruturas também utilizadas para construções rurais. Temos o conceito ecológico pois pensamos em sustentabilidade, por exemplo, a madeira tratada tem uma durabilidade de 15  25 anos dependendo da finalidade de seu uso”, explica Jardelino Júnior, sócio proprietário da empresa.

 

 

Mercado consumidor

Não há qualquer limitação do uso da madeira tratada, sendo hoje mais utilizada na atividade rural devido a sua grande resistência. “Como exemplo, citamos mourões, postes para eletrificação rural e palanques de cerca. Seu grande campo de expansão, ainda pouco explorado, é a construção civil, mobiliário e decoração. A madeira tratada é utilizada 70% na agropecuária, 20% no setor da construção civil e 10% em móveis e decoração. No estado do Paraná existem 80 empresas desse segmento, na região a Ecowood é a primeira”, comenta Luiz Eduardo Palmeira, sócio proprietário.

 

A madeira tratada é amplamente utilizada em suportes de culturas vegetais ou projetos de jardinagem, é o material perfeito para estacas de plantação de tomates, uvas, maracujá, laranjas, bandejas de cultura de flores, floreiras, móveis de jardins etc. O mesmo pode-se dizer quanto a sua utilização como equipamento de playground, decks de lazer, colunas ou painéis de paredes residenciais.  Na verdade, considerando o valor estético, a durabilidade, a versatilidade, o baixo custo, a segurança, a utilização da madeira tratada é recomendado para tais situações.

 

Características da Madeira Tratada

A madeira que recebe o tratamento não exala odores ou vapores. E por ser formulado somente com compostos óxidos, com alto grau de pureza, reage e fixa-se à estrutura celular da madeira, formando compostos praticamente insolúveis. Além disso, não deixa resíduos superficiais na madeira, mantém inalterada a sua condutividade elétrica e a combustibilidade, além de não aumentar a corrosividade dos metais quando em contato com a mesma.

Objetivo do Tratamento

Visa transformar a madeira em produto estéril ficando imunizada contra a ação de fungos (apodrecimento) e insetos (brocas e cupins) elevando, assim, sua durabilidade para cerca de 20 anos. Esta madeira tem utilidade nos setores ferroviário (dormentes), elétrico (postes de eletricidade), construção civil (vigas, estruturas, mourões e palanques), agronegócio, decoração (móveis, principalmente para áreas externas, revestimento de fachadas, decks, piers) e tantos outros que se exija madeira que tenha durabilidade, custo competitivo e suporte às intempéries.

 

O tratamento tem seu ciclo estimado em 65 minutos por processo em circuito fechado, sendo utilizados produtos preservativos devidamente autorizados pelos órgãos competentes não trazendo malefícios ao homem ou animais.

Saiba mais

A Ecowood - Madeira Tratada está localizada no município da Lapa, na Rodovia do Xisto, no Parque Industrial do Passa Dois. Maiores informações no telefone: (41)  3622 2037 / 9974 1013.

 

 

Please reload