Cooperativa Bom Jesus promove treinamento para Operadores de Secador

28/01/2016

Entre os dias 26 e 28 de janeiro colaboradores da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus que trabalham nas operações de secagem e aeração de grãos em unidades armazenadoras participaram de treinamento.

 

Os custos das operações de automação e aeração pesam significativamente no custo final do produto e, dependendo do manejo, comprometem também a qualidade e perda de produto. Esse treinamento realizado tem por objetivo otimizar as referidas operações visando a economia e qualidade dos produtos, e atualização com as novas tecnologias e conceitos no setor.

 

A aeração é um processo em que se força a passagem do ar pela massa de grãos, com fluxo adequado, a fim de estabelecer e manter uma temperatura adequada e uniforme, visando prevenir ou solucionar problemas de conservação do produto.

 

Esse processo de trabalho é de extrema importância no preparo e na manutenção da qualidade do produto durante a armazenagem. A secagem é uma operação crítica que requer um cuidado especial para que se evite a secagem excessiva, desuniforme ou incompleta.

 

Além disso, danos físicos (quebras e trincas) e fisiológicos (morte da semente) ocorrem em função da temperatura excessiva e dos estresses térmicos e hídricos; gastos excessivos de combustíveis; problemas com o meio ambiente; incêndios; cheiro de fumaça no produto; além de outros.

 

A aeração é outra operação que se não for bem conduzida pode causar perda por aquecimento e fermentação e perda excessiva de teor de umidade, e é altamente dependente das condições climáticas locais.

Saiba mais...

Para se realizar a aeração, é aconselhável que se defina, primeiramente, os objetivos do processo. Assim, de acordo com a finalidade, alguns dos resultados esperados na aeração, são:

 

No resfriamento: Impedir o desenvolvimento de insetos e o crescimento da microflora; Preservar a qualidade dos grãos; Evitar a migração de umidade pela uniformização da temperatura e remover bolsas de calor.

 

Na manutenção temporária de grãos úmidos: Prevenir o aquecimento de grãos úmidos; Evitar a migração de umidade pela uniformização da temperatura; Remover focos de aquecimento e a secagem limitada.

 

Na seca-aeração: Secagem e resfriamento.

Fonte: cafepoint.com.br.

 

Please reload