Safra 2016/2017: plantio da área total de milho chega a 37% na região Centro Sul e da soja a 11%

14/10/2016

Milho

O plantio do milho da safra de verão 2016/17 chegou na primeira semana de outubro a 37% da área estimada pela AgRural para a região Centro-Sul do Brasil. As atividades de plantio são similares ao do ano passado no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul o plantio está mais lento devido à falta de umidade do solo.

 

As estimativa apontam que a área destinada ao milho verão do Centro-Sul brasileiro soma 3,4 milhões de hectares, com aumento anual de 6,8%. Quanto à produção, o potencial é de 23,2 milhões de toneladas, 6% acima da safra passada.

 

 

Soja

O plantio da safra 2016/2017 de soja chegou a 11% da área total estimada para o Brasil na primeira semana do mês, de acordo com o levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de seis pontos percentuais em uma semana e coloca o ritmo de semeadura da nova safra à frente dos 8% do ano passado e dos 4% da média de cinco anos.

 

O Paraná lidera o plantio, com 29% da área já semeada. Mas quem chama a atenção é Mato Grosso, que já plantou 19% de sua área, contra 5% na safra anterior no mesmo período.  Por outro lado, a falta de umidade em pontos de Mato Grosso do Sul preocupa os produtores e mantém lento o ritmo de plantio, que está feito em 6% da área, contra 15% um ano atrás.

 

 

 

 

Please reload