Febre Aftosa: Campanha começa a partir do dia 01 de novembro

26/10/2016

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná informa que a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será realizada em todo o Paraná entre os dias 01 e 30 de novembro. Nesta etapa será obrigatória a vacinação de todos os bovino e búfalos, de todas as idades, envolvendo 100% dos animais existentes.

 

Ao comprar a vacina você recebe um comprovante de vacinação que deverá ser preenchido e entregue nas Unidades Locais de Sanidade Animal, nos Escritórios de Atendimento Municipal da ADAPAR. Ou poderá realizar a comprovação da vacinação dos animais no sistema on-line através do endereço: www.adapar.pr.gov.br.

 

Todos os produtores que não comprovarem a vacinação deverão ser considerados refratários, cabendo aplicação da legislação vigente, caso o produtor não execute a vacinação no período correto, a penalidade para até 10 animais é de 10 Unidades Padrão Fiscal - UPF; acima de 10 cabeças é de 1 UPF/cabeça. E nos casos de não comprovação de vacinação a penalidade é de 10 UPF/cabeça (aplica-se nos casos em que foi feita a vacinação, mas deixou de comprovar no período oficial). O valor UPF é definido pela Secretaria da Fazenda e varia mensalmente.

 

Nos estados de Alagoas, Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo, todo o rebanho bovino e bubalino (búfalos) deverá ser imunizado. O rebanho do País é de cerca de 215 milhões de cabeças: 213,8 milhões de bovinos e 1,1 milhão de bubalinos.

 

Novo endereço ADAPAR Lapa - A Unidade Local de Sanidade Animal da Lapa está em novo endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 1499, em frente ao Sindicato Rural. Maiores informações no telefone: 3622 2977 ou pelo e-mail: adaparlpa@adapar.pr.gov.br, nos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSA), nos Escritórios de Atendimento Municipal das Prefeituras de Contenda e Quitandinha ou nas Casas Agropecuárias autorizadas para a venda da vacina.

 

Please reload