Núcleo Feminino e BJovem: Tradição familiar de ser cooperativista em Irati

13/01/2017

Quando Vera Tribek recebeu o convite para participar do Núcleo Feminino da Cooperativa Bom Jesus no início ela ficou com medo. Porém com o incentivo dos filhos José Cassiano e Flavia que participam do grupo de jovens – BJovem, ela decidiu acompanhar as atividades do grupo de mulheres da cooperativa há três anos. “No início fiquei com receio e meio perdida, não sabia o que iria encontrar nesses encontros de formação de lideranças. O conhecimento e o aprendizado são pontos fortes que adquirimos na medida que participamos das atividades. Também a desenvoltura e progresso, pois no começo nem conversava com as outras participantes e hoje perdi a timidez de falar em público porque no curso também temos aula de oratória”, explica Vera.

 

A Cooperativa Bom Jesus há anos desenvolve a formação de lideranças e promove ações voltadas aos grupos. Durante o ano de 2016 foram realizados encontros de formação para as mulheres líderes, além da participação de representantes na AGO, 11º Dia de Campo, Encontro Geral de Mulheres Cooperativistas. “Entre as atividades de 2016 que marcaram o Núcleo eu destaco a visita que realizamos no Educandário São Vicente de Paulo, na Lapa, onde acompanhamos a realidade das idosas que moram no local. É muito triste ver alguém longe da família. Meu marido e eu somos muito apegados aos filhos, e sempre os incentivamos a ficar no meio rural para que continuem nosso trabalho. Trabalhava com meus pais e irmãos na lavoura, casei e continuei na agricultura. Meus filhos são da terra e pretendem continuar aqui produzindo soja, milho, feijão e trigo, então damos a maior apoio para ficarem”, diz a cooperada.

 

 

Tradição familiar em ser cooperativista

Cooperada desde 2009 a Família Tribek de Paiol Velho, interior de Irati participou do Jovemcoop 2015, promovido pela Bom Jesus e Ocepar. Entre as atividades do evento foi realizado o “Talk Show Jovemcoop”, simulando um programa de entrevistas, com o palestrante João Carlos de Oliveira, que abordou o tema “Sucessão Familiar”. Os convidados foram os integrantes da família Olavo, Vera, Flávia, José Cassiano e Maria Helena, de 85 anos, mãe da Vera, além do presidente da cooperativa, Luiz Roberto Baggio.

 

Além do tema do encontro, a família comentou sobre o trabalho desenvolvido na lavoura e a importância de ser cooperado. “Quando começamos a frequentar o BJovem nós aprendemos que é preciso ter um projeto para fazer algo na propriedade, no caso, é preciso planejar as atividades que devem ser desenvolvidas. Também aprendemos sobre a necessidade de conversar com os pais sobre o que queremos fazer no meio rural, além do conhecimento e a questão de falar em público. Nos encontros após realizar uma atividade temos que explicar para os participantes e apresentar o que produzimos e isso nos faz perder o medo, a timidez de falar e nos apresentar em público. Quem participa desses grupos tem que aproveitar o máximo, ter responsabilidade quanto a participação e conhecer o fundamento do cooperativismo, para levar essa fórmula de trabalho adiante”, comenta Flavia.

Incentivo dos filhos José Cassiano e Flavia que participam do grupo de jovens – BJovem, fez Vera participar das atividades do Núcleo Feminino da cooperativa.

 

Núcleo Feminino 2016

O Núcleo Feminino realizou na maioria dos seus entrepostos, a Ação do Outubro Rosa. No dia da ação, as cooperadas participaram de uma palestra com profissionais da saúde sobre Câncer de Mama, onde 230 pessoas participaram das ações dentro da área de atuação da Bom Jesus. Também esteve presente no 15º Elicoop Feminino que teve como tema “Cooperativas – O poder de agir para um futuro sustentável”, realizado em Verê, sudoeste do estado. Encerrando as atividades do ano o Núcleo Feminino participou do Encontro Estadual de Cooperativistas, entre outras atividades.

 

 

BJovem  2016

Durante o ano de 2016 foram realizados encontros de formação para os jovens líderes, além da participação de representantes na AGO, 11º Dia de Campo, Encontro Geral de Jovens Cooperativistas; participação no 25º Jovemcoop que foi realizado em Caiobá, litoral do estado e teve como tema “Compartilhando histórias, construímos o futuro”.

 

Essa edição é consolidada como o principal evento de integração e compartilhamento de experiências entre as cooperativas participantes do Programa Jovemcoop – projeto de formação focado em cooperativismo, liderança e sucessão familiar.. Finalizando a participação do BJovem no meio cooperativista, o grupo também participou do Encontro Estadual de Cooperativistas, realizado no Teatro Positivo, em Curitiba.

Please reload