AGO 2017: Osmar Dias lembrou que "a força do Agronegócio está sustentando a economia"

06/02/2017

A Assembleia Geral Ordinária - AGO 2017 da Cooperativa Bom Jesus contou com a presença de 400 cooperados, autoridades presentes e também com a presença do ex-senador Osmar Dias, que participou do evento realizando a palestra sobre o panorama do Agronegócio Brasileiro. Ele falou aos cooperados sobre a importância do setor nas exportações, postos de trabalho no campo e desempenho das cooperativas do Paraná. Também lamentou que o Agronegócio não seja tratado com mais atenção no Estado, tendo em vista que o setor é a base da economia do Paraná, responsável por 46% das exportações brasileiras em 2016.

 

Osmar Dias afirmou que o Agronegócio é um setor que não pode ser desrespeitado nem tratado com desprezo. Ao reiterar a importância do setor para a economia brasileira, Osmar Dias lembrou que à força do Agronegócio está sustentando a economia. “No ano passado o setor foi superavitário para o País, com a geração de US$ 71 bilhões em faturamento. No Paraná, não foi diferente. Cerca de 75% de todas as exportações no ano passado corresponderam a produtos do Agronegócio”, disse Dias.

 

Ele também destacou a importância das cooperativas para o Agronegócio no Paraná. “O cooperativismo é um importante instrumento para viabilização do Agronegócio e do desenvolvimento social e econômico do país. Sobre o cooperativismo paranaense destaco a importância do trabalho desenvolvido pela Ocepar, cooperativas e cooperados, afirmando que o cooperativismo do Paraná é um dos mais modernos e organizados do país. “O Agronegócio brasileiro ganhou um grande destaque no mercado mundial e isso se deve muito ao cooperativismo paranaense e brasileiro”, finalizou.

 

Sobre Osmar Dias...

Natural de Quatá, no interior de São Paulo, Osmar Fernandes Dias foi criado em Maringá (PR). Engenheiro agrônomo, assumiu seu primeiro cargo público como presidente da Companhia Agropecuária de Fomento Econômico do Estado do Paraná, a Café do Paraná, entre 1983 e 1986, no governo José Richa. Foi secretário da Agricultura do Paraná, entre 1987 e 1994, na gestão dos governadores Álvaro Dias e Roberto Requião. Como secretário da Agricultura, Osmar Dias coordenou a implantação de um dos maiores programas agrícolas e ambientais do mundo, o “Paraná Rural”, que contribuiu significativamente para a conservação dos solos e aumento da produtividade das lavouras paranaenses.

 

Em 1994, foi eleito senador do Paraná pelo Partido Progressista. Reelegeu-se em 2002. Presidiu a “Comissão de Assuntos Sociais” e a “Comissão de Educação” do Senado Federal, além de ter sido relator da Lei de Biossegurança. Durante os 16 anos em que ocupou o cargo de senador da República, integrou a bancada da Frente Parlamentar do Cooperativismo. É autor do Projeto de Lei do Cooperativismo, que ainda tramita no Congresso.

 

Em 2010, Osmar Dias assumiu o cargo de vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, no Banco do Brasil (BB), onde também foi membro do Conselho Diretor.

 

 

Homenagens

Em 1989, recebeu do cooperativismo paranaense o Troféu Ocepar e, em 2000, a Medalha do Mérito Cooperativista. O ex-senador Osmar Dias também foi homenageado durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses promovido pelo Sistema Ocepar no mês de dezembro, em Curitiba. Ele recebeu o Troféu Cooperativas Orgulho do Paraná com os dizeres “O reconhecimento e a homenagem pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo paranaense”.

 

 

 

 

Please reload