Núcleo Feminino da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus promove a ação "Cuidando do Próximo"

02/03/2017

 

Neste mês de março as mulheres líderes que fazem parte do Núcleo Feminino da Cooperativa Bom Jesus promovem a ação "Cuidando do Próximo", que busca a conscientização do uso correto de defensivos agrícolas, com foco na utilização do Equipamento de Proteção Individual – EPI.  Essa ação faz parte do programa Ihara de Sustentabilidade de 2017, promovida em parceria com a Bom Jesus.

 

A maioria das propriedades que exploram a agricultura utilizam defensivos agrícolas visando o aumento da produtividade. Esses produtos são importantes para proteger as plantas contra o ataque de pragas, doenças e plantas daninhas, mas quando utilizados requerem algumas normas de proteção para o aplicador destes produtos.

 

Ainda hoje, muitos são os casos de intoxicações de pessoas que utilizam estes produtos. Por isso é necessário realizar toda forma de divulgação, treinamento e incentivo a utilização correta destes, além de prezar pela saúde de pessoas ligadas ao setor rural.

 

O EPI é a única forma que o trabalhador do campo tem para se prevenir contra intoxicações e acidentes que podem colocar sua vida em risco e sua utilização é necessária em todas as etapas de uso dos defensivos agrícolas, desde o início do preparo da calda até a limpeza dos equipamentos de pulverização após a aplicação.

 

 

Para produzir melhor também é necessário atenção na sua proteção à saúde

Levantar cedo, não ter fim de semana ou feriado, ser responsável por organizar sua própria rotina e seu negócio, ir à lavoura com chuva ou sol, nada disso abala àquele que, com as mãos calejadas, e a pele 'judiada' do sol, se dedica intensamente a profissão de agricultor.

 

Com grande importância para a economia brasileira e responsável por produzir os alimentos que todos nós consumimos, além das matérias-primas que são empregadas na fabricação de mercadorias, o agricultor não só deve cuidar de sua produção e propriedade, mas principalmente precisa estar atento à sua saúde, para dar conta do trabalho árduo, dia após dia. Nesse sentido as mulheres lideranças da Cooperativa Bom Jesus buscaram a conscientização do uso correto do EPI dentro da própria casa, fotografando seus companheiros e pessoas próximas a elas, quanto a utilização dos equipamentos na atividade agrícola. 

 

Confira as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produtor Cleverson Soczek, da Lapa.

 

 

Produtor Olavo Tribek, de Irati.

 

 Produtora Luciane Dranka, de Quitandinha.

 

 Produtor Alberto Iantas, de Palmeira.

 

 

 Produtor Jorge Sobutka, de Irati.

 

 

 

Sobre o Núcleo Feminino

O Núcleo Feminino da Bom Jesus tem por objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo por meio da educação cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários à melhor participação e organização das mulheres no quadro social das cooperativas.

 

A proposta tem como principais eixos temáticos o cooperativismo, liderança cooperativista e protagonismo feminino, além da organização do quadro social. Sua metodologia tem como pressuposto a educação humanizada com foco na convivência em grupo e interação educador X aluno, tanto nos aspectos teóricos como no desenvolvimento de atividades práticas que permitem a vivência do cooperativismo de acordo com a real necessidade e o tipo de negócio de cada cooperativa.

 

As mulheres líderes da cooperativa desenvolveram nos últimos anos a ação do Outubro Rosa, em alguns dos seus entrepostos, onde as cooperadas participaram de uma palestra com profissionais da saúde sobre Câncer de Mama. Também a adoção do Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde promoveram uma campanha, entre as cooperadas, de arrecadação de alimentos, os quais foram destinados a entidade assistencial do município da Lapa.

 

Em março deste ano elas promovem a ação "Cuidando do Próximo", que busca a conscientização do uso correto de defensivos agrícolas, com foco em utilização do Equipamento de Proteção Individual – EPI.

 

Sobre a Cooperativa Bom Jesus

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus foi fundada em 13 de julho de 1952 por 18 empreendedores rurais e hoje conta com mais de 5200 cooperados e está presente com 24 unidades em 13 municípios do sudeste paranaense e planalto norte catarinense.

 

Atua no recebimento de soja, milho, feijão, trigo e cevada, levando toda tecnologia aos produtores com assistência técnica e insumos no tratamento de diversas culturas, e também atua na captação de leite da região pelo sistema de intercooperação com as cooperativas Frísia e Castrolanda. Além das atividades no campo desenvolve projetos sociais com grupos de jovens cooperativistas (BJovem) e o grupo de mulheres cooperativistas (Núcleo Feminino).

 

Sua missão é promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural do cooperado, através da geração e transferência de tecnologia, para melhoria da produção e sua comercialização.

 

 

Please reload