MILHO: Plantio chega a 96%

O plantio da segunda safra de milho chegou na quinta-feira (16/02) a 96% da área de 10,236 milhões de hectares prevista para o centro-sul do Brasil. De acordo com levantamento da AgRural, o número representa avanço de oito pontos percentuais em uma semana e garante ligeira vantagem sobre os 93% de um ano atrás e os 91% da média de cinco anos. Sem grandes percalços – a não ser pelo atraso inicial no Paraná, causado pelo desenvolvimento mais lento da soja –, o plantio da safrinha 2017 foi feito dentro da janela ideal na maior parte das áreas produtoras.

 

Nas duas últimas semanas, contudo, algumas áreas recém-semeadas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo sofreram com a combinação de falta de chuva e altas temperaturas. Ainda não há relatos de perdas, a não ser por alguns talhões que precisaram ser replantados no sul de Mato Grosso do Sul. As temperaturas mais amenas previstas para os próximos dias devem limitar o avanço do estresse hídrico, mas há pouca chuva prevista para Mato Grosso do Sul e São Paulo no período.

 

 

Safra de soja

A colheita da safra 2016/17 de soja chegou a 62% da área no Brasil, ante 56% na semana anterior, 61% no ano passado e 55% na média de cinco anos. Mato Grosso do Sul lidera, com 98%, seguido por Mato Grosso (95%) e Goiás (91%). No Rio Grande do Sul, que começou a colher na semana passada, as máquinas passaram por 2% da área, contra 6% no ano passado. O ritmo mais lento já era esperado, já que as lavouras do Rio Grande do Sul, a exemplo do que aconteceu no Paraná e em Santa Catarina, tiveram o ciclo alongado pelas temperaturas mais baixas da primavera. Mas isso não interfere na expectativa de produtividade, que deve ser recorde nos três estados.

 

No Matopiba, algumas chuvas diminuíram o ritmo da colheita nesta semana, mas foram bem-vindas em áreas plantadas mais tarde, que ainda estão enchendo grãos. Se as condições climáticas continuarem favoráveis na segunda quinzena de março, a AgRural deverá elevar a produtividade desses estados na revisão de safra marcada para 7 de abril, com consequente aumento na produção prevista para o Brasil. Em 3 de março, a AgRural elevou sua estimativa de produção de 105,4 milhões para 107 milhões de toneladas.

 

 

Milho verão

A colheita de milho verão alcançou 47% da área do centro-sul do Brasil, contra 51% no ano passado e 46% na média de quatro anos. Embora o atraso persista nos estados do Sul, os reportes de produtividade continuam altos. A expectativa também é de boa safra em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

 

 

Please reload