Produção de soja pode chegar a 111,6 mi t

Soja

Com previsões de rendimentos recordes em vários estados, a consultoria INTL FCStone elevou ainda mais sua expectativa para a produção brasileira de soja no ciclo 2016/17. De acordo com a revisão de abril, o país deve produzir 111,6 milhões de toneladas da oleaginosa, aumento de 2,8% frente ao número de março calculado pelo grupo.

 

“Tanto os estados do Centro-Oeste, quanto o Paraná apresentaram resultados surpreendentes e o Rio Grande do Sul e as regiões do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – também prometem produções excelentes”, destaca a Analista de Mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi. A produtividade média para o país foi elevada para 3,32 toneladas por hectare, contra as 3,25 toneladas por hectare estimadas na revisão de março.

 

Diante do contexto de produção recorde, os estoques de soja no mercado brasileiro devem alcançar níveis muito confortáveis, de quase 9 milhões de toneladas. O cálculo considera a estimativa de exportações em 60 milhões de toneladas e um uso total de 104,4 milhões de toneladas de oleaginosa. “Esse balanço mais folgado pode acabar sofrendo mudanças dependendo do andamento da safra norte-americana, que começa a ser plantada”, pondera Ana Luiza.
 

 

 

 

Please reload